Em 5 de junho comemoramos o Dia Internacional do Meio Ambiente, tema que cada vez ganha mais importância na pauta das empresas e da sociedade. Já falamos aqui no nosso blog sobre a relevância das questões ASG (Ambiental, Social e Governança) para os consumidores e como a Brasilcap é atuante neste campo no mercado brasileiro de capitalização.
Desde 2013, utilizamos os Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis, metodologia do Instituto Ethos para mensurar a evolução da sustentabilidade nas empresas. Este ano, a metodologia passou a ser chamada de “Indicadores Ethos ASG”, com critérios reformulados, os quais já estamos monitorando. Também somos signatários dos Princípios de Sustentabilidade em Seguros – PSI (sigla em inglês), do Pacto Global da ONU, e temos o selo de empresa limpa, do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto Ethos. Entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU com que trabalhamos em nossa agenda ASG, está a ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima).
Nosso Planejamento Estratégico 2024-2026 reforça ainda mais o compromisso ambiental em todas as atividades da Brasilcap. Apesar das questões climáticas não serem consideradas relevantes em termos de impacto negativo nos nossos negócios, a Brasilcap, como empresa responsável, toma diversas medidas para contribuir com as questões ambientais. Possuímos o Programa de Meio Ambiente, que todos os anos implementa ações de conscientização sobre os cuidados com a natureza.
Compensação das emissões de carbono
Nossa principal realização na área ambiental foi nos tornarmos, em 2023, a primeira empresa brasileira de capitalização que zerou sua pegada de carbono, ao realizarmos a compensação de 400 toneladas de carbono equivalente, por meio da compra de 400 créditos de carbono REDD+. A partir de todo o histórico de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) desde nossa criação, em 1995, chegamos a esse número de 400 toneladas de carbono equivalente. Ou seja, com esse projeto compensamos todas as nossas emissões destes 28 anos de existência da Brasilcap!
A compensação foi realizada com a compra de créditos de carbono emitidos pelo The Envira Amazonia Project, responsável pela compensação anual de 351 mil toneladas de CO2 e pela proteção de uma área de 39 mil hectares da Floresta Amazônica, no estado do Acre. Pela iniciativa, a Brasilcap recebeu o certificado Verified Carbon Unit Retirement (“retirada de carbono verificada”) da ONG Verra, responsável pela regulação do mercado de carbono global. Também foi recebido, da consultoria Carbonext, o Certificado de Neutralização de Emissões, além do selo Carbono Neutro – Histórico Completo. O Inventário de emissões de gases de efeito estufa segue sendo realizado anualmente.
Apoio à educação ambiental
Nesta Semana do Meio Ambiente, a Brasilcap anunciou o apoio ao “Vamos Ler – Geração Digital”, uma iniciativa do Grupo aRede, do Paraná, que trabalha temas de sustentabilidade em escolas do estado. O projeto busca despertar o senso crítico de estudantes a partir do uso correto de recursos midiáticos e Tecnológicos, ampliando a “leitura de mundo” dos jovens sobre diversos temas.
Com nosso apoio, eles irão produzir e veicular quatro vídeos sobre temas de sustentabilidade para mais de 10 mil alunos de escolas, incluindo públicas, de toda a Região dos Campos Gerais (PR), além de promover atividades com os jovens. Os conteúdos serão apresentados nas salas de aula entre junho e setembro deste ano. Ao todo, mais de 500 turmas serão impactadas diretamente pelos vídeos da parceria, que chegarão a mais de 20 municípios. Os conteúdos destacam a importância da sustentabilidade, o que envolve tópicos como cuidar do meio ambiente e economia sustentável.
Nova trilha de aprendizagem “Trilha ASG – Cada Letra Conta”
Esta semana, a Brasilcap lança um novo módulo de curso em sua plataforma de capacitação, com foco em conceitos e boas práticas relacionadas ao meio ambiente. São conteúdos voltados para os colaboradores, que abordam prevenção a poluição, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, uso de recursos sustentáveis, entre outros temas fundamentais para compreensão do papel do setor empresarial na redução de impactos negativos e potencialização de impactos positivos na sociedade.
Engajamento no apoio às vítimas de desastres climáticos
No último mês, tivemos um triste exemplo de como os desastres climáticos, em parte relacionados às mudanças no clima causadas pela emissão de CO2, podem afetar a vida de milhões de pessoas. As chuvas que causaram inundações sem precedentes no Rio Grande do Sul evidenciaram a necessidade de todos nos envolvermos em mitigar os impactos ambientais negativos e ajudar as pessoas atingidas por esses eventos extremos.
Como todos os brasileiros, também nos engajamos na onda de solidariedade em apoio ao Rio Grande do Sul. Lançamos a Campanha do Agasalho do Brasilcap Solidário, que está destinando itens de necessidade básica às famílias afetadas pelas inundações no estado. Além de agasalhos, cobertores e demais itens de frio, os colaboradores também podem doar alimentos não perecíveis, kits de higiene e garrafas de água mineral. Além dessa Campanha do Agasalho especial, a Brasilcap, por meio de uma mobilização interna para que os trâmites fossem feitos da forma mais célere possível, realizou uma doação emergencial no valor de R$ 300 mil para a Fundação Banco do Brasil (FBB). A instituição está atuando diretamente no apoio às vítimas das inundações.
Atenção com o impacto socioambiental também presente na cadeia de suprimentos
Dentro da agenda ASG, vem crescendo a preocupação das empresas com os impactos ambientais ao longo de suas cadeias de suprimentos. Assim, se torna necessário educar os fornecedores para que eles também se engajem nesse tema. Neste campo, desde 2016, a Brasilcap tem seu Guia Verde de Contratações Sustentáveis, um guia que compila uma série de leis para que todos os colaboradores e áreas conheçam e sigam as práticas a serem respeitadas na contratação de serviços ou na compra de produtos. Recentemente, lançamos a nova versão do Guia. O material também visa minimizar interrupções nos negócios por conta de impactos ambientais, sociais e de governança, e proteger a reputação e o valor da marca Brasilcap.
Compromisso com a reciclagem
Também é uma pauta de longa data aqui na Brasilcap a preocupação com a destinação dos nossos resíduos e o incentivo à reciclagem. Em 2023, a Brasilcap foi uma das patrocinadoras da Expocatadores, realizada em Brasília – o maior evento brasileiro sobre reciclagem e gestão de resíduos. Também apoiamos a iniciativa Plástico Zero BB, que visa reduzir o uso de plásticos nos produtos e processos do Banco do Brasil. As agências do Banco receberam 500 mil copos descartáveis de papel com o nome “Ourocap”, para serem usados por funcionários e clientes.
Você pode saber mais sobre nossa estratégia de ASG e as ações desenvolvidas em 2023 na área de Sustentabilidade da Brasilcap acessando nosso Relatório Anual de Sustentabilidade 2023, que já está disponível. Lá você encontra detalhes sobre a 12ª edição do Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, Previdência Aberta, Saúde Suplementar e Capitalização, onde a Brasilcap conquistou o segundo lugar com o projeto “Brasilcap Carbono Neutro”.