Não teríamos água. As florestas armazenam carbono, conservam o solo, ajudam no clima, trazem segurança hídrica. Elas apoiam os sistemas alimentares naturais e humanos, fornecem casas para inúmeras espécies. Inclusive, a segurança hídrica é essencial para a sobrevivência humana, o ecossistema e a geração de emprego e renda.
Distribuídas em 6 biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal, as florestas brasileiras desempenham importantes funções sociais, econômicas e ambientais. Segundo o IBGE, a área de floresta do Brasil equivale a 58,5% do seu território, cobrindo uma área de 497.962.509 hectares. Isso equivale a mais de 497 milhões de campos de futebol. Desse total, 98% correspondem a florestas naturais, enquanto apenas 2% são florestas plantadas.
As florestas e a água são como a simbiose. Uma não vive sem a outra. As florestas contribuem positivamente com as mudanças climáticas. O aumento das temperaturas e as mudanças nos padrões de chuva podem agravar a escassez de água em muitas regiões. Nesse sentido, a preservação e o reflorestamento são estratégias-chave para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, garantindo a regularidade do ciclo hidrológico e a disponibilidade de água para as gerações futuras. Elas também contribuem na qualidade e quantidade das águas de um rio, permitindo que as águas das chuvas se infiltrem nas raízes das árvores até chegarem no lençol freático, camada do subsolo onde ficam as rochas impermeáveis. Quando este local fica saturado de água, acontece um afloramento. Local onde a água do lençol alcança a superfície do solo e este fica conhecido como nascente do rio.
Portanto, é inegável que a promoção da mensagem “Mais Florestas, Mais Água” é essencial para enfrentar os desafios ambientais que o mundo enfrenta. A conservação das florestas não é apenas uma medida de proteção da biodiversidade, mas também uma garantia de água, um recurso vital para todas as formas de vida. A Brasilcap acredita na importância da preservação e proteção do meio ambiente e tem o compromisso de promover o diálogo sobre sustentabilidade.