A gente sabe que cada coisinha que compramos tem um tempo de duração, infelizmente. Umas demoram pra ir embora enquanto outras são bem mais rápidas.
Por isso, é importante sempre anotar a data em que você comprou um determinado eletrodoméstico, eletrônico ou eletroeletrônico (Mesmo que você não lembre o dia ao certo, é bom ter o mês anotado pelo menos).
Por exemplo: um notebook que é usado com frequência num lugar quente, costuma durar entre 3 a 5 anos. Então é melhor estar preparado para que, depois de três anos da compra, você tenha condições de substituí-lo.
O mesmo se repete para vários outros produtos da sua casa: celular, geladeira, televisores, etc. É claro que sabemos que, quando bem cuidado, tudo dura por mais tempo, mas não custa nada estar precavido para quando o tal “sinistro” acontecer, não é mesmo?
Aí vai a minha dica aqui: será que não vale a pena começar um título com pagamento mensal assim que comprar um novo produto? Aí você faz uma reserva todo mês e, quando finalmente o equipamento ficar obsoleto, você consegue trocar sem pesar na carteira! Só não pode esquecer de pesquisar a durabilidade e vida útil dos seus produtos. Assim, caso aconteça alguma coisa, já existe uma reserva pronta para te ajudar a colocar um aparelho novinho no lugar!
Aqui vai uma tabelinha pra ajudar vocês com alguns eletrônicos:
Celular – 3 a 6 anos
Notebook – 2 a 3 anos
Geladeira – 10 a 16 anos
Fogão – 10 a 15 anos
Ar Condicionado – 10 a 15 anos
Microondas – 10 a 12 anos
Televisão – 4 a 10 anos
Se quiser saber de algum outro, é só dar uma pesquisada. 😉