Para qualquer um que cuide das finanças da própria casa, seja sozinho, seja em família, fica muito claro que a alimentação é um dos fatores que representa boa parte do seu orçamento mensal, até porque não dá para ficar sem comer, né? 🙂
Mas, assim como todos os seus outros gastos, é claro que existem algumas medidas simples que você pode tomar para dar uma amenizada nas suas despesas com alimentação! E a melhor parte é que são coisas fáceis de aplicar na rotina.
Portanto, venha com a gente aqui no Zero Perrengue conferir cinco dicas que separamos pra você continuar aproveitando o melhor da gastronomia e ainda economizar de pouquinho em pouquinho, todos os meses, com essa despesa.
Confira!
–
Congele mais alimentos
Uma dica que parece extremamente simples, mas que pode garantir uma grande economia pra você! A ideia aqui é criar o hábito de sempre congelar refeições que sobrarem e até produtos que estejam próximos do vencimento na sua despensa.
Dessa forma, você sempre vai aproveitar ao máximo todos os produtos e alimentos que estão na sua casa e não precisará sair para comprar reposições! É fácil de fazer e pode significar uma grande diferença a longo prazo.
Organize pelo vencimento
Outra coisa bem básica de se aplicar. Normalmente, quando fazemos compras no supermercado, acabamos trazendo diversos itens para a nossa casa e é claro que todos esses novos produtos vão acabar chegando à geladeira ou despensa.
A dica aqui é pensar na hora de organizar esses produtos. Coloque as suas compras na parte de trás da geladeira, deixando na frente os itens que já estavam lá. Assim, você evita que um produto estrague por esquecimento.
Cuidado com comprinhas a mais
Quem nunca saiu para fazer uma comprinha simples de algum item no supermercado e acabou voltando pra casa com diversas sacolas? Pois é, essas compras por impulso acabam impactando bastante o seu orçamento, portanto é importante se organizar!
Sempre que for fazer uma visitinha ao supermercado, leve uma lista de tudo o que você, de fato, precisa e evite levar qualquer coisa que não esteja na lista! Vai ser difícil resistir à tentação, mas isso também vai causar um impacto positivo no seu bolso.
Priorize o supermercado
Gastos com alimentação são essenciais em qualquer residência, mas é importante levar muito em consideração o local onde você vai com frequência fazer as suas compras!
Normalmente, os supermercados, especialmente aqueles que trabalham com venda em atacado, oferecem os melhores preços, não importa o que você queira comprar! Então pesquise as melhores opções e priorize aquelas com as ofertas mais chamativas.
Reaproveite os alimentos
É muito comum quando decidimos cozinhar em casa ou fazer algo diferente errar na quantidade e acabar ficando com sobras. É importante nesses casos que você busque aproveitar ao máximo esses alimentos com um pouquinho de criatividade.
Por exemplo: vamos supor que você fez uma macarronada na sua casa no domingo e acabou sobrando muito molho de tomate… Que tal colocá-lo no cachorro-quente? Aproveitar bem os alimentos vai diminuir os seus gastos no mês. 🙂
–
Bom, agora é colocar a mão na massa (literalmente :D) e trazer essas dicas para a sua rotina. Se você acompanhar seu orçamento com atenção, vai começar a ver quanto dinheiro você está economizando a longo prazo. Faça o teste!
Mas, afinal, o que fazer com essa grana que está sobrando no mês? Realizar os seus próximos planos, oras! Aproveite esse dinheiro para começar um título de capitalização e concorrer a prêmios de até R$ 25 milhões todos os meses!
E agora conte um pouquinho pra gente: como você tenta economizar dinheiro na sua rotina dentro da cozinha? É sempre bom receber dicas de quem já está acostumado a cuidar do orçamento de casa, então não deixe de compartilhar.