Descomplicando as videochamadas.

O trabalho de muitas pessoas foi diretamente impactado pelos dias diferentes que estamos vivendo durante a pandemia do coronavírus.

Algumas não conseguiram adaptar suas rotinas de trabalho para o mundo online, mas, para outros, os meios digitais se tornaram uma ótima saída para continuar exercendo as suas funções de forma remota.

Com isso, um novo aspecto passou a fazer parte das nossas rotinas: as videoconferências.

Por isso, para garantir que você esteja seguindo as boas práticas nas suas reuniões por vídeo, nós preparamos algumas ótimas dicas! Dê uma olhada!

Prepare a pauta

Querendo ou não, a videoconferência é muito similar a uma reunião tradicional, por isso, é importante se preparar antes de chamar seus colegas para um bate-papo.

Para garantir que a chamada seja proveitosa, tenha sempre um assunto objetivo para tratar e, de preferência, estipule um horário de começo e fim da reunião. Assim, os participantes já separam aquele tempinho para focar navideoconferência e se organizam sobre o que precisam falar.

Fique focado

Como você está em casa, é mais fácil se distrair durante uma videochamada e acabar perdendo o foco na reunião. Portanto, é bom sempre estar ligado e atento ao que está sendo passado, até para respeitar a pessoa que está falando no momento.

Uma estratégia que pode ajudar é a de sempre ligar a câmera no início da reunião. Afinal, com todos te vendo, fica mais difícil se distrair com as coisas à sua volta.

Cuidado com o som ambiente

Um ponto relevante para quem está fazendo diversas chamadas de vídeo por dia é ter atenção ao barulho que está acontecendo ao seu redor e garantir que não está atrapalhando suas reuniões.

Encontre o lugar mais calmo e silencioso da sua casa e crie o hábito de desligar o seu microfone enquanto não estiver falando. Assim, você garante que nenhum som vai incomodar os outros participantes durante a chamada.

Respeite as agendas

Fazer uma chamada por vídeo é bem mais fácil do que marcar uma reunião. Afinal, basta apertar um botão e você já se conecta com os colegas que quer falar. Mas é sempre bom perguntar antes aos participantes se eles têm disponibilidade para conversar.

Já que estamos todos em casa, temos diversas responsabilidades durante o dia. Por isso, evite fazer reuniões em horários que possam atrapalhar o dia a dia dos seus colegas!

Estamos todos em casa

Por fim, é bom ressaltar uma questão fundamental: grande parte das pessoas está trabalhando de suas casas. Por isso, é importante ser compreensivo com imprevistos que possam acontecer durante as chamadas.

Latidos de cachorro, barulhos de crianças ou outros sons são comuns em qualquer casa, então evite ficar focado nessas interrupções e entenda que estamos todos juntos nessa situação! J

Com essas dicas, as suas videochamadas vão render muito mais e fazer o seu trabalho continuar normalmente e, às vezes, até melhor!

Agora, conta para a gente, como você está lidando com esses novos hábitos na hora de trabalhar? Você se adaptou bem ao digital ou prefere trabalhar normalmente?

O que importa neste momento é sempre lembrar que estamos todos juntos e, em breve, estaremos vivendo dias melhores!