Cuidando da sua empresa na crise.

O momento que estamos vivendo causou diversas mudanças em nosso estilo de vida e acabou também acarretando dificuldades para as empresas, que foram pegas de surpresa por tudo o que está acontecendo no mundo.

Afinal, esta é uma situação inédita e não sabemos quando as coisas vão voltar ao normal.

Por isso, que tal aproveitar esse momento em que estamos em casa e pensar em formas de prevenção para que essa situação não impacte tanto no desempenho de seu negócio?

Nós separamos algumas dicas para ajudá-lo com isso.

Organize as contas da empresa

É impossível fazer qualquer tipo de mudança ou controle nas finanças da sua empresa sem antes organizar tudo de uma forma clara, na qual você possa sempre consultar em caso de dúvidas.

Portanto, chegou a hora de aproveitar esse tempo em casa e montar a sua planilha de controle financeiro da empresa. Adicione todos os lucros, pagamentos, gastos fixos e por aí vai, para que você sempre tenha uma visão geral de TUDO o que está acontecendo.

A partir daí, nós podemos fazer mudanças para melhor! 🙂

Otimize seus gastos

Agora que você já tem uma planilha sempre à mão para analisar as finanças do seu negócio, chegou a hora de descobrir se você está mesmo utilizando seu dinheiro da melhor forma.

Faça uma análise detalhada de seus gastos mensais e descubra o que mais consome verba da sua empresa, no que você investe pouco e de onde vem a sua maior renda, sempre buscando alternativas para explorar essas possibilidades da melhor forma.

Às vezes, com pequenos ajustes, é possível utilizar o dinheiro do seu negócio de modo mais inteligente e investir naquilo que te dá mais retorno no dia a dia ou cortar gastos desnecessários.

Guarde dinheiro

Se antes já era clara a importância de fazer uma reserva de dinheiro para a sua empresa, a pandemia de coronavírusfez com que muitas pessoas entendessem a real necessidade dessa prática.

Sempre que for organizar o orçamento mensal de seu negócio, separe um dinheiro para emergências e crie o hábito de poupar um pouco mês a mês.

Assim, caso algo aconteça, você pode contar com essa segurança a mais para ajudá-lo a passar por dias difíceis com mais tranquilidade.

Repense sua forma de atuar

Essa situação inédita acabou reforçando a importância de diversificar os canais de vendas, assim como não subestimar a força do mercado digital.

Muitos restaurantes, lojas e outros estabelecimentos passaram a dar mais valor aos seus serviços online, já que esse mercado teve um crescimento enorme, graças ao grande número de pessoas isoladas em casa.

Sabendo desse fato, como a sua empresa vem explorando isso? Você costuma investir no digital? São perguntas válidas e que podem trazer um retorno expressivo lá na frente!

Inove

Não dá para negar que, hoje, estamos passando por uma crise, porém isso acaba gerando um bom momento para identificar oportunidades que antes não existiam.

A pandemia acabou revelando muitas áreas em que somos fortes, assim como expôs diversas fraquezas em nossos modelos de negócios, e isso pode ser uma oportunidade para investir e explorar possibilidades de negócio ignoradas anteriormente.

Portanto, pense em formas de adaptar a sua empresa ou até investir em novos negócios que se adaptam a um estilo de vida mais moderno que, querendo ou não, vai passar a fazer cada vez mais parte do nosso cotidiano.

É sempre importante lembrar que nós estamos todos juntos nessa. E, por mais que as coisas estejam meio malucas, pode ter certeza que viveremos dias melhores lá na frente!

E, caso você queira também dar um jeito na sua vida pessoal, dê uma olhada em conteúdos que te ajudam a fazer a sua reserva de emergência ou até em boas formas de cortar gastos na sua rotina.

#EstamosTodosJuntos