Cada vez mais, as pessoas passam a entender a importância de manter uma boa disciplina financeira e guardar dinheiro todos os meses, seja para realizar planos no futuro ou, simplesmente, criar a sua reserva de emergência.
Afinal, em uma época em que nunca se sabe o que vai acontecer no dia seguinte, é sempre bom contar com a segurança daquela grana guardada, caso seja preciso.
Mas esse não é bem o caso para grande parte dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), mais da metade da população do país não possui uma reserva financeira.
Portanto, se você é uma dessas pessoas, chegou a hora de juntar dinheiro e começar a se preparar para qualquer situação!
–
O que é reserva de emergência?
Se você for organizado financeiramente, você, provavelmente, consegue pagar as suas despesas do mês sem problemas. No entanto, isso não quer dizer que você está se preparando para uma eventual necessidade não prevista!
Uma geladeira quebrada, uma emergência médica ou até mesmo um período desempregado que não estava planejado… Tudo isso são imprevistos que podem acontecer a qualquer hora.
Por isso, é sempre bom que você guarde dinheiro todos os meses e que só use em caso de necessidade. Assim, você começa a construir sua reserva de emergência!
Quanto devo guardar?
Bom, isso varia de acordo com a sua possibilidade e vontade. Estudos apontam que o mínimo a ser guardado para esses casos seja o suficiente para bancar três meses de seu padrão de vida, sem depender de nenhuma outra fonte de renda.
Ou seja, antes de mais nada, descubra o valor total gasto com suas despesas fixas em um mês. Contas de água, luz, condomínio, aluguel, transporte e afins devem ser todas consideradas neste cálculo.
A partir disso, multiplique pelo número de meses que você quer guardar e pronto! Você terá a resposta de quanto deve ser sua reserva de emergência. Caso queira guardar o suficiente para seis meses ou até um ano, fica a seu critério!
–
A gente ainda não consegue prever o futuro, mas pode ter certeza de que ele será mais tranquilo com uma reserva de emergência para quando for necessário!
E, com disciplina financeira, você pode começar a focar em coisas muito melhores.
Se você conhece alguém que ainda não tem dinheiro guardado, compartilhe este post para ajudar!