E para fechar a semana de Carnaval, nada mais justo do que falar de… Carnaval!
Apesar de ser considerado um dos feriados mais brasileiros que existem, o Carnaval é celebrado ao redor do mundo, com formas e tradições diferentes do que estamos acostumados por aqui. Afinal, você já imaginou celebrar essa data na neve?
Como já falamos sobre os melhores Carnavais do Brasil, chegou a hora de darmos uma volta por aí e descobrir que existem outras mais maneiras de celebrar essa data do que a gente imagina!
—
Itália
Em Veneza, um grande número de pessoas se reúne com luxuosas fantasias que remetem ao século 18 e com os rostos cobertos pelas famosas máscaras venezianas, que eram usadas pela realeza italiana para celebrar o Carnaval em meio ao povo sem risco de reconhecimento.
O início dessa festividade é marcado pelo “Voo do Anjo”, uma tradição anual na qual uma jovem é escolhida e desce, com o auxílio de cabos, do topo da Torre de São Marcos ao chão. Essa data atrai um grande número de turistas para a cidade.
Canadá
A cidade de Quebec comemora o que é conhecido como o maior Carnaval de inverno do mundo. Com cerca de três semanas de duração, o evento proporciona shows, desfiles, festivais gastronômicos e até competições de esculturas de gelo.
Uma tradição bem peculiar dessa festa canadense, é mergulhar nas águas geladas da região utilizando apenas trajes de banho. Quem disse que o Carnaval não pode ser celebrado abaixo de 0º C?
Japão
Acredite se quiser, mas o Japão conta com uma grande celebração de Carnaval que é 100% inspirada nas festividades brasileiras. A festa por lá é chamada de Asakusa Samba Carnival e acontece no último sábado de agosto, na cidade de Tóquio.
O evento lembra muito um tradicional desfile de Carnaval do Rio de Janeiro, por isso você pode esperar carros alegóricos, dançarinas fantasiadas e até mesmo músicas cantadas em português. Inclusive, a festa conta com a participação de muitos brasileiros.
Suíça
No dia 11/11, às 11h11, os suíços criam um tradicional boneco folião chamado Hoppeditz. No ano seguinte, ele é queimado na Quarta-Feira de Cinzas durante a celebração do Carnaval, que dura três dias consecutivos sem interrupções.
Os desfiles começam as 4h da manhã, seguindo a tradição Morgestraich, na qual todas as luzes das cidades se apagam e o povo desfila fantasiado, carregando tochas e instrumentos tradicionais. Vale a pena ver um desses ao vivo!
França
Na cidade de Nice, o Carnaval tem duração de duas semanas. Prepare-se para ficar encantado com peças de teatro, músicas típicas e belos bonecos de papel machê que desfilam pelas ruas da cidade durante as comemorações.
O Carnaval francês também chama atenção pela Batalha das Flores, uma tradição de mais de mil anos inspirada em uma época na qual as pessoas trocavam buquês entre si durante as festas. Atualmente, são os carros alegóricos que cobrem as ruas da cidade com milhares de flores coloridas.
—
Já decidiu qual desses lugares você quer conhecer para celebrar um Carnaval bem diferente?
Lembre-se: para organizar uma viagem, é só fazer um Ourocap, o título de capitalização que ajuda você a guardar dinheiro de pouquinho e pouquinho, para realizar seus maiores planos.
Agora, que comece a contagem regressiva para o próximo Carnaval!