Dezembro chegou!
Isso significa que quem está trabalhando já deve ter recebido a primeira parcela do tão esperado 13º, e que até o dia 20 de dezembro deve receber a segunda.
E agora, com esse dinheiro extra em mãos, vem a pergunta: gastar ou economizar?
Afinal, o Natal se aproxima, a internet está cheia de ofertas e muitas vezes dá vontade de simplesmente comprar algo que você está desejando faz algum tempo.
Mas, calma, a gente tem algumas dicas para quem quer usar o 13º com consciência.
Vamos lá!
—
Eliminando dívidas
A gente sabe que pagar dívidas nunca é legal, mas a sensação de se livrar delas é ótima! E cada vez mais as pessoas estão pensando nisso.
Em uma pesquisa feita pela ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças), 87% das pessoas responderam que pretendem pagar alguma dívida com o dinheiro extra de dezembro.
Experimente usar o 13º para quitar grande parte daquilo que você está devendo. Assim, você terá um grande alívio financeiro no seu mês e pode começar 2020 sem se preocupar com valores pendentes.
Planeje o começo do próximo ano
No começo do ano, é bem normal ter alguns gastos maiores como o material escolar das crianças ou até uma viagem curta para aproveitar o verão.
Então, já separe uma parte do dinheiro para quitar esses gastos e não seja pego de surpresa! Com planejamento financeiro, fica bem mais simples não contrair dívidas logo no começo de 2020.
Guardar para realizar
Essa é uma ótima dica para quem quer ter uma melhor disciplina financeira. Que tal usar essa graninha extra para começar um Ourocap?
Com isso, você já consegue guardar uma boa quantia logo de cara, de uma forma segura e consciente, além de concorrer todos os meses a sorteios em dinheiro e já estipula uma data para realizar aquele plano que você tanto deseja, como uma viagem, reforma ou até mesmo uma compra grande.
—
E, claro, caso você decida usar o 13º para se dar aquele presentão de Natal, não tem nenhum problema! J
O importante é sempre usar o seu dinheiro com consciência e cuidar bem de suas finanças.
Quem tem uma boa educação financeira, sempre pensa no longo prazo!
E aí, já decidiu para onde vai o seu 13º?
Fonte: Pesquisa ANEFAC