Para algumas pessoas, cozinhar é uma ciência complexa e impossível de se compreender. Mas quer você queira ou não, saber cozinhar é um talento que pode ser muito útil não só para a sua saúde, como também para o seu bolso.
Então, chega de falar que você “não sabe nem fritar um ovo” e comece a sua jornada para aprender a incrível arte da culinária!
Comece com o simples
Calma, o seu primeiro prato não precisa ser digno de um restaurante 5 estrelas. Tente sempre começar por comidas que sejam relativamente mais simples de se preparar.
Fazer um espaguete, uma porção de arroz ou até mesmo um simples ovo mexido vai fazer você entender que é possível aprender a cozinhar e motivá-lo a tentar receitas cada vez mais desafiadoras.
Seja você o telespectador/ aprendiz
Nada ajuda mais na hora de cozinhar do que a troca de informações e dicas de alguém que sabe de cozinha. Peça ajuda daquela pessoa que você tanto admira na cozinha e tente acompanhá-la na preparação de uma receita.
Aqui vale tudo: mãe, vó, aquele amigo chef ou até mesmo apelar para a tecnologia e assistir a vídeos on-line instrutivos para melhorar as suas habilidades.
A receita para o sucesso
Ao se aventurar na cozinha, procure iniciar com as receitas tradicionais. Então, especialmente se você estiver começando, tente sempre seguir à risca o passo a passo do prato que pretende fazer.
Aos poucos, pode tentar trabalhar com ingredientes diferentes, que agradam mais o seu paladar, mas isso é algo que você só conseguirá fazer com um pouco de prática.
Não tenha medo de errar
Vamos ser sinceros, uma grande parte das pessoas que diz não saber cozinhar sequer tentou. Não deixe o medo de cometer um equívoco na cozinha desmotivar você!
É muito comum fazer algo errado nas primeiras vezes e criar pratos que não sejam tão saborosos, mas isso sempre vai ser um ótimo aprendizado para evoluir nas suas próximas tentativas, afinal, é errando que se aprende.
Peça opinião
E, aqui, a hora que você tanto temia: servir os seus pratos para alguém. Depois de pegar um pouco de prática, convide uma pessoa para ser cobaia e experimentar os seus pratos e peça para que dê a opinião sobre o que achou.
Desse jeito, você vai saber se tem usado pouco sal, se não deixou cozinhar por tempo suficiente ou, no melhor dos casos, se a sua habilidade na cozinha está indo bem!
–
E, claro, aprendendo a cozinhar, você ganha a liberdade de não ter que sempre apelar para o delivery no fim de semana, o que faz você conseguir guardar dinheiro.
Tem alguma dica que pode ajudar alguém no começo da jornada culinária? Então deixe ela aqui nos comentários!