Como os filhos economizam para comprar o presente de Natal?

O Ourocap é um título de capitalização que ensina você a se educar financeiramente. Consiste em planos para guardar um pouquinho do dinheiro a cada mês e ao final resgatar o valor guardado e corrigido. O que o Ourocap faz não é muito diferente do que as crianças precisam aprender a fazer desde pequenas: a juntar suas mesadas.

Com a proximidade do Natal, a chance de ganhar aquele presente maneiro pode ficar só na ilusão caso não haja cuidado com o dinheiro. Aí não adianta esperar que o Papai Noel seja generoso se a criança não foi legal com as próprias economias.

Pensando nisso, separamos algumas dicas especiais para as crianças que, como adultos, podem cuidar da vida financeira para conquistar os próprios objetivos. Vamos lá?

Anote seus gastos

Às vezes, as crianças tomam atitudes semelhantes aos pais como gastar o que não devem. Ensine seu filho a parar por aí! Explique para ele anotar o que comprou, como algo a mais na lanchonete da escola ou na compra daquele videogame só para se igualar ao amiguinho. No final do mês, a criança/adolescente vai perceber que os exageros poderiam ser transformados em um belo presente de Natal.

Tenha um parente disciplinado como exemplo

O ser humano, por si só, tem suas inspirações pessoais e profissionais, na fase infantil não é diferente. Então, aquele familiar controlado financeiramente será uma boa inspiração para ele se basear e seguir seus passos.

Substitua o caro pelo mais barato

Na hora de acumular dinheiro, tudo é válido. Se o sonho da criança é um presente caro no final do ano, ela pode mudar alguns hábitos diários. Ao invés de comprar aquele sorvete caro, que tal substituir por um picolé de frutas? Se aquele instrumento musical está com o custo salgado, por que não avaliar em uma loja mais barata?

Guarde o mínimo que ganhar todo mês

Ao receber a mesada, a criança pode guardar um percentual. Um Ourocap de R$ 30 por mês vai fazer diferença. No final da vigência, o valor resgatado pode se transformar naquele presente irado. E além disso, a criança ainda pode ser sorteada e ter a chance de antecipar a compra do presente!

Comece desde agora a ajudar seu filho a  guardar, para que os próximos natais dela sejam ainda mais especiais .