Pesquisa de mercado

Você, que é empreendedor ou empresário: já parou para dar uma espiadinha no que está acontecendo no mercado? Muitas vezes – especialmente quando se está começando um negócio ou passando por momentos de crise – entender o que seu cliente realmente quer e ver o que a concorrência anda fazendo é fundamental. Por isso, o Zero Perrengue vai te dar algumas dicas para fazer uma pesquisa detalhada e traçar melhor suas estratégias de venda e marketing.

Antes de tudo: quem é você?

Obviamente, você não poderá fazer uma pesquisa de mercado se não souber qual é o seu mercado. Realize um plano de negócio, descrevendo seus objetivos para o futuro, ressaltando pontos fortes e fracos da sua empresa, quais os potenciais consumidores, fatores do mercado que a ameaçam, as oportunidades que ela pode aproveitar, diferenciais do seu produto/serviço, etc. Dessa forma, será mais fácil vislumbrar que tipo de cliente você deve prospectar e onde poderá atuar.

Confira esse modelo incrível de plano de negócio para se inspirar: https://bit.ly/1GgLJBk

Entenda o mercado

Agora que você já sabe qual direção seu negócio deve tomar, estude o mercado no qual deseja atuar. Aqui, o mais importante é analisar os clientes, os concorrentes e os fornecedores. Para isso, há dois caminhos a seguir.

O primeiro é contratar um Instituto de Pesquisa, para que ele lhe forneça as informações desejadas. Entretanto, se a grana estiver curta, não é preciso se desesperar ou deixar de fazer. O acesso a dados de instituições como IBGE e SEBRAE costuma ser gratuito, e eles são valiosos para compreender o mercado.

Outra opção é recorrer também, a ferramentas gratuitas de pesquisas online, para aplicação de questionários, entrevistas e conversas informais com clientes potenciais. Alguns exemplos que podem te ajudar:

https://pt.surveymonkey.com/

https://www.onlinepesquisa.com/

https://www.survio.com/br/

Para análise de fornecedores, você pode consultar relações de fornecedores que são encontradas em catálogos telefônicos e de feiras, ou buscar informações em sindicatos e na internet.

Você pode pesquisar pessoalmente ou por telefone, questões como: preço, qualidade,

condições de pagamento e o prazo médio de entrega. Essas informações são muito importantes para determinar o seu investimento inicial necessário e as despesas do negócio.

Depois, é importante criar um cadastro desses fornecedores, que deverá ser constantemente atualizado.

As pesquisas a serem feitas vão depender do que fica melhor para o seu orçamento. Mas o importante é que dá para você mesmo (a) fazer.

Um olho no consumidor, outro na concorrência

Utilize os dados sobre o mercado para segmentar melhor o seu público-alvo e entender reais necessidades, hábitos, poder aquisitivo, características comportamentais, entre outras informações fundamentais do seu consumidor. Ao mesmo tempo, faça um estudo geral das informações que coletou sobre a concorrência: preços, produtos, serviços, atendimento, o que ela faz que deixa o cliente satisfeito (ou insatisfeito), números de vendas, etc. Lembrando que o concorrente nem sempre é aquele que atua no mesmo ramo – por exemplo, uma hamburgueria concorre indiretamente com uma pizzaria, a partir do momento em que ambas são opções de lanches.

E aí? Que tal começar? Diz depois pra gente nos comentários como foi.