Conheça o Kakeibo

Há muitos e muitos anos, nos longínquos 1904, o jornalista japonês Matoko Hani escreveu seu best-seller Kakeibo. Ele prometia fazer com que seus leitores economizassem 35% do salário com um método simples, baseado em três pilares: organização, metas definidas e anotações diárias. Conheça essa técnica nipônica e tente praticar no seu dia a dia.

Como funciona?

O método do Kakeibo é bem fácil, mas exige força de vontade. Você deve anotar todos os gastos, valores recebidos e quanto quer economizar. As despesas devem ser divididas em 4 categorias:

– Sobrevivência: alimentação, transporte, luz, água, internet, moradia e filhos (caso tenha).

Opcional: todos os gastos dispensáveis, desde o lanchinho após o trabalho até aquelas roupas bonitas que você comprou no shopping.

– Cultural: livros, revistas, filmes, cinema, show, teatro e exposições.

– Extra: gastos que podem surgir de repente, como manutenções, reformas e presentes.

Como estamos no século 21, isso pode ser feito tanto em um caderninho, quanto em uma planilha de Excel. Há até aplicativos que facilitam essa categorização dos gastos. Falamos sobre alguns deles nesse outro texto.

Faça uma autoanálise

Agora que você já sabe para onde está indo o seu dinheiro, conseguirá responder essas três perguntas sugeridas por Hani:

– Quanto você tem em dinheiro?

– Quanto você gostaria de guardar?

– Quanto você está gastando?

– Como pode otimizar as despesas?

E aí? Pronto para começar a praticar sua disciplina financeira e juntar uma graninha? Conte com a ajuda do Ourocap nessa missão. Saiba mais no nosso site.