Saber onde se hospedar é algo fundamental para quem quer fazer uma viagem, seja ela nacional ou internacional. Achar um lugar que ofereça conforto, tanto para o corpo quanto para o seu bolso, pode ser uma tarefa árdua. Por isso, o Zero Perrengue vai dar algumas dicas essenciais para que você consiga curtir bem sua estadia, sem precisar gastar muito.
Olho no orçamento
Definir um orçamento deve ser um dos primeiros passos na hora de planejar a sua viagem. Saia de casa tendo em mente qual o valor máximo que você poderá gastar. Dessa forma, será mais fácil definir o tipo de hospedagem ideal.
Escolha que tipo de hospedagem você quer
Além do orçamento, outro fator essencial na hora de escolher a hospedagem é saber que tipo de viagem você está fazendo. Se você pretende se envolver em atividades caras, por exemplo, o ideal é optar por hotéis mais baratos ou albergues. Por outro lado, se preza pelo conforto, terá que encontrar opções de lazer mais em conta. Analise também o tempo de estadia. Caso vá ficar o dia inteiro fora de casa e queira um lugarzinho apenas para deitar a cabeça no travesseiro à noite, não precisa pagar por serviços especiais – como SPA, piscina e hidromassagem.
Escolha opções alternativas
Se você não tem dinheiro para pagar um hotel, o hostel (também conhecido como albergue) é a alternativa perfeita. Além dos preços convidativos, esse tipo de moradia tem como filosofia a integração entre os hóspedes, permitindo ao turista conhecer pessoas do mundo inteiro. Há, ainda, os house sittings: quando o proprietário da casa vai viajar e disponibiliza a residência para outra pessoa, de forma gratuita, para que esta tome conta da propriedade e cuide das tarefas (especialmente tomar conta dos pets).
Aplicativos
Existem diversos aplicativos que facilitam bastante a vida dos viajantes na hora de arrumar um cantinho para ficar:
Airbnb – talvez o mais famoso entre eles. Tem uma lógica semelhante a de aplicativos como o Uber: pessoas comuns oferecem suas propriedades para que qualquer um possa alugar. Tem casa, quarto de apartamento, chalé… Tudo por um preço bem menos salgado.
Hostelworld – como dito anteriormente, os hostels são uma ótima opção de hospedagem econômica. E esse aplicativo reúne mais de 30 mil albergues, em 170 países.
Booking.com – um verdadeiro catálogo de hospedagens, com hotéis e pousadas de diversos lugares do mundo. Você pode, até mesmo, pesquisar por bairros, cidades ou praias específicas, comparando os preços e escolhendo a melhor opção.
Mas o melhor de tudo isso é poder planejar a viagem e o orçamento, para não passar as férias esquentando a cabeça e tendo que controlar cada centavo. Para isso, o Ourocap pode te ajudar, pois é uma maneira de conseguir a disciplina necessária, para começar a guardar o dinheiro com antecedência. Tá esperando o que? Faz logo o seu aqui.