Haja coração!

No Brasil, o número de pessoas com enfermidades cardíacas passa dos 300 mil. Nesse mês que tem sido uma montanha russa de emoções para o brasileiro, o Zero Perrengue separou umas dicas para te ajudar a cuidar melhor do seu coração, e deixar ele forte o suficiente para aguentar torcer por muitos e muitos anos ainda! Confira a lista!

1- Exercite-se

Não é necessário passar duas horas na academia todos os dias para proteger o coração. Mesmo pequenas quantidades de atividade física podem reduzir riscos de doenças cardíacas. Segundo pesquisadores americanos, praticar até duas horas e meia de exercícios por semana pode reduzir o risco de doenças cardíacas em 14%. Exercícios aeróbicos são a primeira recomendação de qualquer cardiologista, pois reduzem a pressão arterial, melhoram a respiração, e ajudam a reduzir o colesterol!

2- Sal: consuma com moderação

No passado, era comum que o sal fosse proibido na dieta dos hipertensos. Hoje, sabemos que o cloreto de sódio é um mineral indispensável para o funcionamento das células, devendo ser ingerido mesmo por quem sofre de pressão alta. Porém, é preciso cuidado, porque cerca de 60% das pessoas apresentam sensibilidade exagerada a ele. Organismos que acumulam sódio com mais facilidade retêm líquido em excesso e podem apresentar tendência à hipertensão. Por isso, o recomendado é que se consuma sal com moderação!

3- É proibido fumar

Ué, mas fumar não era ruim para o pulmão?

Também! Além de ser a maior causa do câncer de pulmão, o cigarro é também um fator que afeta a pressão arterial, e, comprovadamente, os fumantes sofrem 3 vezes mais o risco de sofrer de infarto do miocárdio. Procurando mais motivos para parar de fumar? Aqui estão!

4- Mude a sua dieta

Outra forma de cuidar do seu coração é fazer pequenas mudanças de hábitos alimentares. Entre as principais recomendações dos cardiologistas estão:

  • Evitar alimentos ricos em gordura e sal, como industrializados
  • Excluir as frituras e outras preparações que usem muita gordura do seu cardápio
  • Beba vinho tinto: uma substância natural presente nesse tipo de vinho, o resveratrol, inibe a formação de fatores inflamatórios que provocam doenças cardiovasculares
  • Coma mais peixe; isso reduz o risco de doenças cardiovasculares como aterosclerose e infarto, além de prevenir outros problemas, como o AVC

5- Cuide do seu colesterol

Apesar de ter uma fama predominantemente ruim, o colesterol é uma substância extremamente importante para a manutenção de células do seu corpo, e outras coisas importantes, como o hormônio cortisol por exemplo. A verdade é que existem dois tipos de colesterol: o HDL, também conhecido como o colesterol bom, e o LDL, o colesterol ruim.

O HDL é o colesterol de alta densidade, e é benéfico ao nosso corpo por cumprir a função de levar o colesterol ruim ao fígado, onde é metabolizado.

O LDL, ou colesterol de baixa densidade, é perigoso, pois leva ao acúmulo de placas de gordura nas paredes internas das artérias, diminuindo o fluxo de sangue para órgãos importantes, como o coração e cérebro, podendo levar ao aparecimento de doenças cardiovasculares como infarto e derrame, por exemplo.

Consulte um médico e um nutricionista para saber como melhor controlar e equilibrar os níveis de colesterol no seu organismo.

6- Mantenha o sono em dia

A insônia, embora seja muito associada a doenças físicas, muitas vezes é causada por depressão, síndromes do pânico, ansiedade, entre outras doenças psicológicas. Porém, estudos revelam que pessoas que dormem mal têm 45% mais chances de sofrer um ataque cardíaco do que as que dormem bem. Procure deitar para dormir mais cedo, e evitar distrações como tablets e smartphones.

7- Segura essa emoção!


Calma! Pode torcer e vibrar pelo Brasil o quanto quiser; principalmente se for pertinho de quem você gosta! A emoção que você deve evitar é o estresse. O estresse aumenta demasiadamente a frequência de batimentos do coração, causando assim um pico de pressão e podendo levar até a um infarto. Já pensou que perigo? Procure levar uma vida mais calma, faça atividades que te relaxem, escute bastante música, fique em contato com a natureza, e, naquele momento em que tudo apertar; respire fundo. Vai dar tudo certo!