5 dicas para diminuir seus custos com o carro

O aumento do preço do combustível tem dado dor de cabeça para motoristas de todo o Brasil. Entretanto, existem formas simples de aliviar um pouco os custos do automóvel, não só na parte de abastecimento, como em outras frentes: manutenção, IPVA, seguro… Confira 5 dicas para gastar menos com seu carro.

Economize combustível

Sabia que coisas como excesso de peso, deixar janelas abertas, instalar apetrechos  demais e fazer a famosa banguela (dirigir com o carro em ponto morto durante descidas) contribuem para o gasto do combustível? Sem falar da qualidade do produto utilizado, que influencia muito. Confira esse outro texto do blog que fala mais detalhadamente sobre formas de economizar gasolina, diesel e afins.

Diminua o IPVA

O valor do IPVA não é tão fixo quanto alguns pensam. Incluindo seu CPF na Nota Fiscal Paulista, ao invés de sacar o dinheiro, você ganha créditos que podem ser abatidos no pagamento do imposto.

Barateie o seguro

Se você pretende ter um seguro de automóvel, saiba que há formas de baratear o preço da apólice. Muitos dos fatores que são levados em conta na hora de definir o valor final você pode influenciar: perfil do motorista, existência de acessórios de segurança, possuir uma garagem ou local coberto, as razões pelas quais você utiliza o veículo, entre outras.

Economize na manutenção

Confira alguns cuidados básicos para evitar gastos com peças e mecânico:

– A cada 10 mil quilômetros rodados, faça um serviço de alinhamento e balanceamento (para evitar o desgaste dos pneus) e revise as peças do seu freio, como discos, pastilhas e tambores.

– A cada seis meses, faça a troca de óleo.

-Cheque seus pneus e faça a calibragem deles a cada duas semanas.

– A troca da vela deve ser feita, em média, após 15 mil quilômetros rodados.

– Faça uma checagem semanal no nível de água no radiador e, uma vez por ano, limpe o sistema de arrefecimento.

Escolha onde estacionar

Existem aplicativos especializados em localizar o estacionamento mais barato nas redondezas, como o ParAli e o Let’s Park. Eles podem ser uma ótima forma de evitar desperdícios desnecessários de dinheiro e tempo na hora de estacionar seu carro.

 

De resto, utilize o automóvel somente quando necessário e tente trocá-lo por opções mais saudáveis às vezes, como a bicicleta. Esperamos que aproveite nossas dicas. E se tiver mais alguma sugestão, diga nos comentários.

Conhece as PANCs?

Você sabia que existem mais de 10 mil plantas comestíveis? Por falta de hábito, menor contato com a natureza e desinformação, muitas delas acabam passando despercebidas e são descartadas como “mato”, “ervas daninhas” ou “parasitas” – mesmo possuindo diversas vitaminas. A própria rúcula, por exemplo, já foi considerada uma erva daninha.

Essas plantas subaproveitadas ou raramente consumidas são chamadas de PANCs, sigla bastante autoexplicativa (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Apesar de difíceis de encontrar nos mercados, elas são mais fáceis de cultivar, frescas e livres de agrotóxicos.  Conheça algumas e veja quantas receitas deliciosas e nutritivas você pode fazer utilizando-as.

 

Dente-de-leão

  • Suco Verde de dente-de-leão

Ingredientes:
– Hortelã
– Folhas de dente-de-leão
– Folhas de couve
– Gengibre
– Açafrão
– 2 maçãs
– Água de coco

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes em um liquidificador e beba o suco logo após o preparo,  para garantir a presença das vitaminas.

 

  • Farofa de dente-de-leão

Ingredientes
-Folhas de dente-de-leão
-Inhame ralado
-Farinha de mandioca
-Cebola picada
– Azeite

Modo de preparo
Em uma frigideira, frite a cebola picada no azeite. Depois, acrescente o inhame ralado e a farinha de mandioca e mexa bem para não grudar. Por fim, coloque as folhas de dente-de-leão e regue com o azeite.

 

Ora-pro-nóbis

  • Frango com ora-pro-nóbis

Ingredientes:

1 frango médio inteiro

– 1 cebola média

– 3 dentes de alho

– Folhas e/ou pontas dos ramos de ora-pro-nóbis

– Óleo e sal a gosto

Modo de preparo:

Corte o frango em pedaços, tempere com sal e reserve. Frite a cebola no óleo até dourar. Coloque os pedaços de frango sobre a cebola e refogue-o até ele dourar também. Acrescente água até cobrir o frango e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos. Quando o frango estiver pronto, coloque as folhas de ora-pro-nóbis e deixe cozinhar de cinco a dez minutos.

 

Taioba

  • Salada de taioba

Ingredientes:

-100 gramas de taioba

– 10 gramas de cebola picada

– 2 gramas de azeite

– 30 gramas de água

– salsa picada a gosto

– cebolinha picada a gosto

– limão a gosto

-sal a gosto

Modo de preparo:

Lave as folhas de taioba e leve-as para cozinhar numa panela com água e sal. Escorra e pique na ponta da faca como faz com o espinafre. Faça um preparado misturando o azeite com a cebola, sal, limão, salsa, cebolinha e um pouco de água. Adicione esse molho à taioba e sirva a salada fresca.

 

  • Arroz de taioba

Ingredientes:

– 5 copos de arroz integral

– 1 colher de sopa de manteiga

– 1 pacote de parmesão ralado

– 4 folhas médias de taioba

Modo de preparo:

Prepare o arroz deixando ferver em água quente até que esteja macio e reserve. Pique a taioba em tiras bem finas, deixe de molho em água e reserve também. Em uma panela, derreta a manteiga, adicione a taioba escorrida e misture até que ela desmanche e vire um creme. Misture o arroz já pronto, adicione o parmesão, incorpore bem e voilá!

 

 

 

 

Banco Central oferece cursos sobre capitalização

Como parte de suas iniciativas voltadas à difusão da educação financeiras entre os brasileiros, a Susep (Superintendência de Seguros Privados) desenvolveu um conteúdo customizado sobre capitalização e seguros para a plataforma “É da Sua Conta”, criada pelo Banco Central em parceria com a Senacom (Secretaria Nacional do Consumidor).

O que é a plataforma “É da Sua Conta”?

Ela tem como objetivo orientar o consumidor financeiro do Banco Central. Para isso, oferece casos práticos sobre serviços financeiros em um curso online exclusivo para quem trabalha com a defesa do consumidor.

Qual será o conteúdo da Susep?

O conteúdo será dividido em 25 pílulas extraídas das videoaulas do curso e abordarão temas como o que é um título de capitalização e o que são cotas de carregamento, de sorteio e de capitalização, além de outros assuntos ligados ao universo de seguros em geral.

Veja as pílulas clicando aqui

Decoração dos 3R’s

Por trás da palavra “Sustentabilidade” temos os 3R’s como pilar: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A prática que tem se estendido cada vez mais pelo mundo, é o carro-chefe das revoluções quando o assunto é arquitetura e decoração. Ter mais por menos não é só uma frase de liquidação, e por isso, separamos algumas dicas de como dar uma repaginada no seu cantinho com muita criatividade, gastando muito pouco e ainda ajudando o meio ambiente.

Paletes

Toda feirinha tem! É possível transformá-los em mesa de cabeceira, closet, suporte para cama, mesas, cadeiras, estantes para livros e calçados

   caixotes-voceprecisadecor032 fr

 

 

 

 

 

42391c7b1726ddbae6c21a99eabbfe93 fa6abf51cfe221c166bdf2cc30b96b6c

Imagens: Pinterest

Garrafas de vidro

Podem servir de suporte para abajour, jarro para flores, luminárias e servem também como garrafa de mantimentos.

b5facae32e89f8d704910c823c1b2c3b 368ea3e0b10a22e07cb672a87dc70040

Imagens: Pinterest

Canos de PVC

Para complementar seu closet feito de paletes, pvc é um ótimo material para fazer araras, suporte para mesas, cadeiras e calçados.

f6d8629ed180e864e14ccc3ebd149596

Imagens: Pinterest

Rolhas de vinho

Podem virar porta-pratos e copos, porta-retrato e tapetes.

7091d49ed9e53c43be923e197e87eb7e

Imagens: Pinterest

Pneus

Um dos grandes auxiliares ao crescimento de dengue devido a seu abandono em ruas e rios, os pneus são ótimos para criação de puffs, sofás, mesinhas de centro e até mesmo em escadas como antiderrapantes.

Imagens: Pinterest

c5bc95a64097f7cc5590a7c99bf52184

Garrafas PET

São ótimas aliadas para criações de hortas verticais, puffs e mesas de centro.

Imagens: Pinterest

ac87741565b653348ecddd0786cec6df

be48eae9ad008b090354a34a0f269919

Brechós e antiquário

Outra forma de gerar sustentabilidade e ter uma decoração nova é adquirir produtos de antiquários e brechós. Além de reutilizar produtos (na maioria das vezes únicos), você faz a economia do local girar e ainda gasta pouco.

 

Sustentável até o teto

O uso de telhados verdes (plantações de gramas e plantas nos telhados) também é uma ótima forma de decorar com sustentabilidade, pois ameniza a temperatura evitando as trocas de calor entre a construção e o ambiente, diminuindo assim o uso de aparelhos como ar condicionado e aquecedor.

Mas não é só isso, sustentabilidade também tem a ver com formas de reduzir o consumo de água e eletricidade. Aposte em lâmpadas de Led, além de serem econômicas, a durabilidade é maior. Em relação a água: utilize a água da máquina de lavar roupa para lavar o chão do quintal e calçadas.

Quando você adiciona os 3R’s na sua vida, automaticamente você ganha os 3B’s: Bom, Bonito e Barato. E ainda um S: sustentável.

Mercado de Capitalização tem baixos índices de reclamação

Cada dia mais os títulos de capitalização vêm se provando uma solução eficaz para os brasileiros que precisam guardar uma grana para realizar seus sonhos. Prova disso é que o setor vem tendo um retorno bastante positivo por parte dos consumidores.

Segundo um levantamento sobre o índice de reclamações dos consumidores, realizado pela FenaCap junto à Superintendência de Seguros Privados (Susep) e aos sites Reclame Aqui e Consumidor.gov.br, poucas queixas foram realizadas por clientes de títulos de capitalização em 2017. Por exemplo, das cerca de 29 mil reclamações relacionadas ao mercado segurador recebidas pela Susep, somente 413 vieram do setor de Capitalização.

A Brasilcap espera poder contribuir para reduzir cada vez mais esses números. E, para isso, vem desenvolvendo produtos e canais de relacionamento voltados para as necessidades dos clientes. E você? Tá esperando o quê? Faça agora o seu título e comece a realizar seus planos. Acesse nosso site para saber mais.

4 dicas para se dar bem no concurso público

Milhares de brasileiros ainda veem os concursos públicos como uma oportunidade de conseguir um bom emprego e estabilidade. Dessa forma, destacar-se para conquistar a tão sonhada vaga pode ser uma tarefa bem árdua. Mas não desista na primeira tentativa – nem na segunda, terceira… Em média, um candidato demora 3 anos para passar nessas provas. Dependendo da vaga, até mais. Veja algumas dicas para chegar no dia preparado:

Saiba onde está se metendo

O primeiro passo para conseguir mandar bem nas provas é entender o que vai ser exigido nelas. Analise detalhadamente o edital. Após saber as matérias selecionadas, as formas de avaliação e o peso de cada disciplina, comece a planejar sua estratégia de estudo.

Estude muito e mais um pouco

O ideal é começar a se preparar 1 ou 2 anos antes das provas, estudando diariamente – até em finais de semana. Inicie o dia sempre pelas matérias com as quais tem menos afinidade, evitando ter que lidar com aquela disciplina chata quando você já está morto de cansado. De resto, fique sempre antenado sobre os principais acontecimentos pelo mundo e tome cuidado com o conteúdo que usa para estudar, especialmente quando ele vem da internet.

Teste seus conhecimentos

Muitas provas de concursos anteriores estão disponíveis na web. Pesquise algumas e tente resolvê-las. Assim, você terá uma noção clara do quão preparado está e em que precisa melhorar.

Cuidado com o seu emocional

A ansiedade é a pior inimiga dos concurseiros. Tenha confiança no seu potencial e evite ficar se comparando com fulano de tal, que passou de primeira. Saiba que esses casos são exceções quando o assunto é concurso público. Por isso, tente uma, duas, três…Quantas vezes forem necessárias. E se rolar aquele nervosismo durante a prova, respire fundo e…

#AcreditaQueVai

Brasilcap unindo forças por um Brasil mais consciente

Um levantamento do Banco Mundial mostrou que apenas 4 em cada 100 brasileiros guardam dinheiro para a aposentadoria – o 12o pior índice entre os 143 países analisados. Infelizmente, a falta de disciplina para economizar ainda é um grande problema por aqui. E foi exatamente com o objetivo de mudar esse cenário e melhorar a educação financeira no Brasil que nós criamos o programa permanente Educap.

 

O que é o Educap?

Há anos a Brasilcap vem patrocinando ONGs e ações que contribuem para uma sociedade mais justa, sustentável e rica em cultura. O Educap será um projeto focado no apoio a iniciativas voltadas para a educação financeira, que busquem conscientizar os brasileiros sobre formas de controlar melhor suas finanças.

 

Nosso primeiro parceiro: Projeto SOMA

Para começar essa nova empreitada com tudo, o primeiro projeto que escolhemos financiar por meio do Educap foi o projeto SOMA (Suporte Online Móvel à Aprendizagem). Criado pela UERJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o SOMA tem como objetivo capacitar os professores das escolas públicas e particulares com as novas tecnologias no ensino da matemática e da educação financeira, que irão tornar as aulas mais dinâmicas e facilitar no aprendizado por parte dos alunos.

 

E no que vai dar isso?

Esta parceria possibilitou a criação de uma sala inteligente, na qual os docentes terão acesso à melhor tecnologia de educação e aprendizagem de matemática e educação financeira. Uma verdadeira “sala de aula 4.0” para que nossos mestres aprendam novas formas de ensinar e ampliem ainda mais seus conhecimentos.

Ao todo serão 780 professores capacitados até o fim do ano e cerca de 27 mil alunos beneficiados indiretamente.