6 dicas para mandar bem no currículo

Em um mercado de trabalho concorrido como o brasileiro, especialmente em momentos de crise, as empresas costumam receber milhares de currículos em seus e-mails. Destacar-se em meio a tantos profissionais sedentos por uma chance de deslanchar na carreira é uma tarefa árdua e fica ainda mais difícil se o seu curriculum vitae não está impecável em coisas básicas, como apresentação e ortografia. Saiba formas de evitar que suas chances acabem antes da entrevista.

Dados pessoais, apenas os necessários

Na parte em que apresenta seus dados pessoais, o importante é escrever apenas seu nome, endereço com CEP, telefone, e-mail e, no máximo, idade e estado civil. Isso já é o suficiente para que seu possível empregador entre em contato. Evite foto, a não ser que seja exigida na descrição da vaga.

Informe só o que a empresa quer saber

Mandar seu currículo “por atacado” para várias empresas não costuma ser uma estratégia muito eficaz. Tente personalizá-lo, para que ele fique 100% de acordo com a vaga. Se o anúncio é para professor de educação física, por exemplo, e você fez um curso de Medicina, não há necessidade de citá-lo. A mesma estratégia vale para suas experiências profissionais. Leia com atenção a descrição da oportunidade e escreva apenas o que o recrutador quer ler.

Objetividade é tudo

Deixe claro, já no início, para qual cargo você está se candidatando, qual a sua área de interesse e seus objetivos. Fazer um resumo na primeira página do seu currículo (10 linhas no máximo) para contar sua trajetória profissional pode ser uma boa.

Menos é mais

O recomendado é que um currículo tenha apenas uma folha, no máximo duas. Ou seja, nada de encher linguiça com aqueles cursinhos que pouco acrescentaram na sua vida ou não têm nada a ver com a vaga. Caso tenha trabalhado em muitas empresas, tente resumir ao máximo a descrição das suas funções em cada uma delas. Lembre-se: pode haver milhares de currículos além do seu para o pobre recrutador ler.

Prioridades

Seu recrutador estará, provavelmente, mais interessado nas suas experiências profissionais mais recentes. Por isso, na hora de descrever seu histórico profissional, organize sempre da empresa mais recente na qual você trabalhou (ou aquela na qual está trabalhando agora) para a mais antiga.

Escreva com carinho

Utilize sempre fontes que facilitem na leitura. A mais recomendada é Times New Roman. Por fim, revise com muito carinho. Erros de português são um dos fatores que mais prejudicam a reputação dos candidatos.