Insônia: Afinal, o que causa?

Você tem problemas para dormir? Estima-se que um a cada cinco adultos sofram com insônia. Demorar para pegar no sono, acordar durante a noite ou não se sentir relaxado após despertar são alguns dos sintomas que podem ajudar no diagnóstico do distúrbio. Diversas causas podem provocar a insônia. E para cada uma delas, um tratamento específico é necessário. Por isso, identificar a raiz do distúrbio e saber se está relacionada a uma doença física, mental ou a um fator ambiental é o primeiro passo para a solução.

Causas da insônia e suas soluções:

1 – Substâncias que estimulam o sistema nervoso central

Substâncias como a cafeína e a nicotina são extremamente estimulantes. Se você toma aquele cafezinho preto à noite, talvez seja a hora de parar. O cigarro também é um grande causador de insônia.

2 – Transtornos psicológicos

Alguns distúrbios psicológicos como depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático, esquizofrenia e transtorno bipolar também são fatores que podem vir a bloquear a sua noite de sono. Se você apresenta outros sintomas dessas doenças, talvez seja melhor buscar ajuda com um psiquiatra.

3 – Problemas respiratórios

A má respiração é um fator que nos dificulta atingir o sono REM, que é o estágio do sono em que realmente descansamos. Se você sofre de algum problema respiratório, como Apneia do sono ou asma, talvez seja melhor procurar um especialista para tratar esses problemas.

4 – Transtornos hormonais

O Hipertireoidismo, a menopausa e a tensão-pré-menstrual são alguns dos problemas hormonais que podem acarretar na falta de sono. Consultar um clínico geral para saber melhor como lidar com esses transtornos é o melhor a se fazer nesses casos

5 – Ambiente inadequado

Dorme com o celular na mão e a tevê ligada? Um ambiente barulhento e muito iluminado pode atrapalhar a sua noite de sono. Procure cuidar para que o seu quarto fique livre de perturbações e evite o uso de aparelhos eletrônicos depois de ir deitar.