Você sabe o que é carne orgânica?

Provavelmente você já ouviu falar em alimentos orgânicos. Mas engane-se quem pensa que são apenas verduras e frutas. As carnes também podem ser categorizadas como orgânicas, caso estejam de acordo com um sistema específico de produção. O Zero Perrengue explica o que é a carne orgânica e suas vantagens para a saúde e meio ambiente.

O que é carne orgânica?

Produzida a partir de um sistema ambientalmente correto, que passa por autoria e certificação, a carne orgânica certificada tem a garantia de ser mais natural, isenta de resíduos químicos, e atribuída de preocupação socioambiental. E aqui estão inclusas todos os tipos de carnes, como as de boi e de frango.

Qual a diferença entre a carne tradicional e orgânica?

Na aparência, não se percebe muita diferença das carnes convencionais que são encontradas por aí. A diferença principal está no modo de produção, que consequentemente traz uma qualidade superior ao alimento.

E qual vantagem da carne orgânica?

Para a saúde, ao passar a consumir carne produzida dentro desse sistema certificado, você garante a ingestão de um alimento mais natural, já que ela não possui resíduos químicos. E isso se deve pelos animais serem tratados principalmente com medicamentos fitoterápicos e homeopáticos, além de serem vacinados e alimentados com pastos sem agrotóxicos.  Já no que se refere à questão ambiental, ao consumir carne orgânica você contribui para um sistema que garante a proteção de áreas naturais obrigatórias que devem existir dentro de uma propriedade rural, como matas nas beiras dos rios, seguindo a legislação do meio ambiente. Além disso, por ser um modo de produção que proíbe o uso de agrotóxicos e químicos, evita a contaminação do solo e dos recursos hídricos.

Onde encontrar carne orgânica?

Atualmente, no Brasil, somente uma indústria tem comercializado carne orgânica certificada, produzida por duas associações de produtores de carne orgânica localizadas na Bacia Hidrográfica do Pantanal, a Associação Brasileira de Produtores de Animais Orgânicos (ASPRANOR), no estado do Mato Grosso, e a Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO), no estado do Mato Grosso do Sul.

Os cortes de carne orgânica podem ser encontrados nas capitais de estados como, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, em grandes redes varejistas.

Fonte: www.wwf.org.br

A produção de carne orgânica também está relacionada aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que luta contra a mudança global do clima no planeta, saúde e bem-estar da população e consumo e produção responsáveis:

ods3 ods12 ods13