Chega fim de ano e todo mundo fica eufórico. Pudera! Com o clima de festas e de renovação é difícil não se animar, né? Mas muita calma! É comum acabarmos extrapolando e gastando mais que devia nessa época. Por isso, o Zero Perrengue separou algumas dicas para você economizar nas comemorações essa semana.
1- Evite comprar roupas
Todo mundo quer aparecer nos encontros de fim de ano bem arrumado, óbvio. Mas isso não significa gastar o que não tem comprando peças novas de roupa. Já pensou em aproveitar pra fazer uma limpa no armário e achar aquela blusa ou vestido que ficou lá esquecida? A parte boa? É que ninguém vai lembrar se você usá-la!
Outra dica é customizar alguma blusa branca que você já tenha. Pode ser colocando um bordado no decote, como miçangas ou pedras brilhosas, ou uma renda nas mangas, para dar aquele toque de elegância que a data pede.
2- Divida os gastos
Nessa época é comum as comemorações acontecerem entre familiares e amigos. E por isso mesmo não é nenhum problema dividir os gastos dos comes e bebes. Se você vai reunir a galera na sua casa, não precisa ter vergonha de pedir para cada um levar algo ou pedir uma contribuição singela para o supermercado. Afinal, muitas coisas costumam encarecer nesse período. Um exemplo de ceia simples para o réveillon e que todo mundo pode se responsabilizar por levar um dos pratos é arroz maluco, maionese, farofa, pernil e pavê. Assim não fica pesado para ninguém!
3- Faça suas próprias receitas
É hora de colocar a mão na massa! Em vez de comprar comidas prontas, dê preferência a fazer você mesmo. Aquela receita da sua avó pode ser uma mão na roda nessas horas e, além de economizar, ainda vai garantir elogios dos seus convidados. Caso você não esteja familiarizado com a cozinha, chame aquela pessoa que adora dar uma de chef cozinheiro pra ajudar na missão.