Para que serve a certificação florestal em produtos que eu compro?

No mercado atual, com consumidores exigentes formados em um cenário mundial de conscientização ecológica, a importância de produtos que não degradam o meio ambiente e contribuem para o desenvolvimento social e econômico das comunidades florestais aumentou. Você já ouviu falar de certificação florestal? E já se perguntou de onde vem a matéria-prima dos produtos que você consome? O Zero Perrengue respondeu algumas das principais perguntas sobre o tema.

O que é certificação florestal?

O selo de certificação florestal, conhecido como FSC – Forest Stewardship Council, na sigla original – é o selo verde mais respeitado na atualidade. É certificada pelo selo, toda empresa que opera cumprindo requisitos que trazem benefícios ecológicos, sociais e econômicos.

Benefícios Ecológicos

A certificação exige que a produção e extração da matéria prima devem ser feitas de modo que causem o menor impacto possível no ecossistema, garantindo sua permanência e manutenção.

Benefícios Sociais

Além de ser sustentável para o meio ambiente, a empresa certificada também deve cumprir o papel social de atuar legalmente em propriedades ambientais autorizadas, pagar todas as taxas exigidas e respeitar todos os direitos trabalhistas.

Benefícios Econômicos

O método do FSC visa também aumentar a produtividade da floresta, o que garante que os investimentos feitos tenham durabilidade e que os produtos tenham um valor agregado. No cenário atual, há um excesso de demanda do selo.

Como surgiu?

O FSC surgiu como uma iniciativa para o desenvolvimento sustentável do mercado. O objetivo é preservar a existência das áreas verdes para futuras gerações. Com esse fim, criaram-se regras, conhecidas como princípios e critérios, que são padrão no mundo inteiro.

Por que essa certificação é importante?

Antes de comprar qualquer produto com madeira, você deve verificar se ele possui o selo FSC. Com essa certificação, você tem a garantia de que a matéria-prima usada não vem de desmatamento, um dos principais responsáveis pela emissão de gases que causam o efeito estufa, além de trazer outras consequências no ecossistema. E isso significa consumir de forma mais consciente e sustentável, sabendo que apoia ações para um mundo melhor.

A Brasilcap adota o consumo consciente, utilizando em seus processos, produtos com Certificação FSC (como por exemplo: papeis de escritório) e de acordo com o nosso Guia Verde.

A certificação florestal FSC também está relacionada aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que luta contra a mudança global do clima no planeta:

ods12 ods13 ods15