5 alternativas para passar o réveillon sem aperto

Além dos gastos com as comemorações do natal, o mês de dezembro costuma trazer mais uma variável para o nosso bolso: a virada do ano. As tradicionais festas de réveillon podem trazer diversos gastos extras: roupas novas, garrafas de espumante e, é claro, uma cerimônia de comemoração. Pensando nisso, o Zero Perrengue reuniu 5 dicas de como passar a última noite do ano sem gerar despesas desnecessárias.

1. Faça planos em grupo

Uma ótima forma de cortar gastos é juntar-se aos seus familiares e amigos mais próximos para planejar uma noite bem caprichada. De repente aquele amigo ou parente que tem uma casa de praia topa juntar todo mundo, ou pode até mesmo rolar aquela reunião em casa mesmo. Quando você distribui em grupo, os custos acabam se diluindo bastante e você não precisa perder tempo planejando tudo sozinho.

2. Acampe ou faça uma trilha

Se você curte ar livre e contato com a natureza, considere juntar um grupo de pessoas que tenham esse interesse em comum e passe a noite em um local mais isolado. Você pode substituir os fogos de artifício por um maravilhoso céu estrelado, por exemplo!

3. Experimente receitas novas

Se você curte cozinhar, tente experimentar aquelas receitas alternativas que você viu na internet no decorrer do ano, mas nunca arrumou uma oportunidade de experimentar! Você pode fugir das receitas tradicionais e economizar, uma vez que os ingredientes encarecem nessa época do ano.

4. Conheça sua cidade

Descubra o que vai rolar na sua cidade através das redes sociais ou pergunte pela vizinhança se vão realizar alguma festa na região onde você mora, pois é muito comum que os moradores se juntem para realizar uma queima de fogos. Uma dica também – que muita gente deixa passar batido – é se informar nos próprios jornais sobre festas gratuitas em espaços públicos, promovidas pelas prefeituras municipais.

5. Comemore na praia

Se você mora no litoral, dê um pulinho na praia – faça os rituais conforme mandam as tradições: pule sete ondinhas, ponha os pés na água, veja a queima de fogos. Mas cuidado: passar a noite da virada à beira do mar é um costume muito comum, então você pode enfrentar alguns problemas, como trânsito e superlotação. Planeje-se com antecedência!