Você sabe o que é carne orgânica?

Provavelmente você já ouviu falar em alimentos orgânicos. Mas engane-se quem pensa que são apenas verduras e frutas. As carnes também podem ser categorizadas como orgânicas, caso estejam de acordo com um sistema específico de produção. O Zero Perrengue explica o que é a carne orgânica e suas vantagens para a saúde e meio ambiente.

O que é carne orgânica?

Produzida a partir de um sistema ambientalmente correto, que passa por autoria e certificação, a carne orgânica certificada tem a garantia de ser mais natural, isenta de resíduos químicos, e atribuída de preocupação socioambiental. E aqui estão inclusas todos os tipos de carnes, como as de boi e de frango.

Qual a diferença entre a carne tradicional e orgânica?

Na aparência, não se percebe muita diferença das carnes convencionais que são encontradas por aí. A diferença principal está no modo de produção, que consequentemente traz uma qualidade superior ao alimento.

E qual vantagem da carne orgânica?

Para a saúde, ao passar a consumir carne produzida dentro desse sistema certificado, você garante a ingestão de um alimento mais natural, já que ela não possui resíduos químicos. E isso se deve pelos animais serem tratados principalmente com medicamentos fitoterápicos e homeopáticos, além de serem vacinados e alimentados com pastos sem agrotóxicos.  Já no que se refere à questão ambiental, ao consumir carne orgânica você contribui para um sistema que garante a proteção de áreas naturais obrigatórias que devem existir dentro de uma propriedade rural, como matas nas beiras dos rios, seguindo a legislação do meio ambiente. Além disso, por ser um modo de produção que proíbe o uso de agrotóxicos e químicos, evita a contaminação do solo e dos recursos hídricos.

Onde encontrar carne orgânica?

Atualmente, no Brasil, somente uma indústria tem comercializado carne orgânica certificada, produzida por duas associações de produtores de carne orgânica localizadas na Bacia Hidrográfica do Pantanal, a Associação Brasileira de Produtores de Animais Orgânicos (ASPRANOR), no estado do Mato Grosso, e a Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO), no estado do Mato Grosso do Sul.

Os cortes de carne orgânica podem ser encontrados nas capitais de estados como, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, em grandes redes varejistas.

Fonte: www.wwf.org.br

A produção de carne orgânica também está relacionada aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que luta contra a mudança global do clima no planeta, saúde e bem-estar da população e consumo e produção responsáveis:

ods3 ods12 ods13

 

Como economizar de forma fácil nas festas de fim de ano

Chega fim de ano e todo mundo fica eufórico. Pudera! Com o clima de festas e de renovação é difícil não se animar, né? Mas muita calma! É comum acabarmos extrapolando e gastando mais que devia nessa época. Por isso, o Zero Perrengue separou algumas dicas para você economizar nas comemorações essa semana.

1- Evite comprar roupas

Todo mundo quer aparecer nos encontros de fim de ano bem arrumado, óbvio. Mas isso não significa gastar o que não tem comprando peças novas de roupa. Já pensou em aproveitar pra fazer uma limpa no armário e achar aquela blusa ou vestido que ficou lá esquecida? A parte boa? É que ninguém vai lembrar se você usá-la!

Outra dica é customizar alguma blusa branca que você já tenha. Pode ser colocando um bordado no decote, como miçangas ou pedras brilhosas, ou uma renda nas mangas, para dar aquele toque de elegância que a data pede.

2- Divida os gastos

Nessa época é comum as comemorações acontecerem entre familiares e amigos. E por isso mesmo não é nenhum problema dividir os gastos dos comes e bebes. Se você vai reunir a galera na sua casa, não precisa ter vergonha de pedir para cada um levar algo ou pedir uma contribuição singela para o supermercado. Afinal, muitas coisas costumam encarecer nesse período. Um exemplo de ceia simples para o réveillon e que todo mundo pode se responsabilizar por levar um dos pratos é arroz maluco, maionese, farofa, pernil e pavê. Assim não fica pesado para ninguém!

3- Faça suas próprias receitas

É hora de colocar a mão na massa! Em vez de comprar comidas prontas, dê preferência a fazer você mesmo. Aquela receita da sua avó pode ser uma mão na roda nessas horas e, além de economizar, ainda vai garantir elogios dos seus convidados. Caso você não esteja familiarizado com a cozinha, chame aquela pessoa que adora dar uma de chef cozinheiro pra ajudar na missão.

Grande Sorteio Ourocap: comece 2018 realizando planos

Chega ao fim mais um ano e é inevitável não pensar nos planos para o próximo, né? Acontece que para realizá-los você precisa antes de um item indispensável: reserva financeira. Apostamos que nesses últimos dias do ano você pensou o quão seria bom chegar em 2018 com os bolsos cheios para finalmente tirar do papel os seus projetos. E bom, ainda bem que junto com dezembro, chega o grande sorteio do Ourocap!

O Sorteio Semestral do Ourocap vai acontecer no próximo dia 30 de dezembro e te dá chance de começar o próximo ano com prêmios de até R$ 10 milhões. Além de iniciar 2018 realizando seus planos, você terá mais disciplina financeira e poderá concorrer a diversos prêmios. Outro diferencial é o fato desse título de capitalização ser com a maior chance de ganho do mercado. Ou seja, assim fica fácil chegar todo final de ano com mais planos realizados.

E para adquirir o seu Ourocap é muito simples, pois você tem várias formas de fazê-lo. Pode ser através do botão “compre agora” na página do produto desejado. Se for desse jeito, você será direcionado para o Internet Banking do Banco do Brasil e precisará ter o módulo de segurança do banco instalado no seu computador para finalizar a compra. Se preferir, poderá comprar pelo Aplicativo BB, dentro do menu Ourocap, na Central de Atendimento (0800 729 0800), nos caixas eletrônicos BB ou em uma agência do Banco do Brasil.

Viu como é fácil? #RealizeSeusPlanosCom Ourocap

Por que fazer uma capitalização deve ser o seu plano nº 1 de 2018

Chega o fim de mais um ano, e junto mais uma lista de metas e desejos para o próximo calendário que se inicia. Mas como colocar em prática todas as promessas de mudanças e objetivos a serem alcançados no dia a dia quando janeiro chegar?

Ano novo, capitalização nova

É botar o pé em dezembro que acontece o inevitável: todo mundo começa a colocar em ordem tudo aquilo que quer alcançar ou mudar no próximo ano. Mas como atingir de fato todos os objetivos durante o decorrer dos 12 meses? E é aqui que entra o título de capitalização. Já pensou em incluí-lo também na sua lista?

Título de capitalização: nº 1 da sua lista de ano novo

Independente dos seus projetos para o novo ano, com um título de capitalização você consegue realizá-los. Por isso, antes de começar a escrever a sua lista de resoluções, coloque em primeiro lugar fazer uma capitalização, já que, dessa forma, você realiza todos os seus demais planos.

Com o título de capitalização, você não realiza apenas um plano no novo ano que está chegando. Esse é apenas o pontapé inicial para a verdadeira mudança financeira e inclusive para você continuar realizando seus projetos nos próximos anos.

Fazer o novo título agora, quem sabe pode ser o pontapé inicial para antecipar a realização dos seus planos já no final do ano e iniciar em grande estilo 2018?

O sorteio especial do Ourocap vai acontecer já no dia 30 de dezembro e você pode ganhar prêmios de até R$ 10 milhões. Sem contar que é o título com a maior chance de ganho do mercado. Ou seja, você nunca esteve tão perto de começar 2018 abrindo a porta para a sua sorte.

5 alternativas para passar o réveillon sem aperto

Além dos gastos com as comemorações do natal, o mês de dezembro costuma trazer mais uma variável para o nosso bolso: a virada do ano. As tradicionais festas de réveillon podem trazer diversos gastos extras: roupas novas, garrafas de espumante e, é claro, uma cerimônia de comemoração. Pensando nisso, o Zero Perrengue reuniu 5 dicas de como passar a última noite do ano sem gerar despesas desnecessárias.

1. Faça planos em grupo

Uma ótima forma de cortar gastos é juntar-se aos seus familiares e amigos mais próximos para planejar uma noite bem caprichada. De repente aquele amigo ou parente que tem uma casa de praia topa juntar todo mundo, ou pode até mesmo rolar aquela reunião em casa mesmo. Quando você distribui em grupo, os custos acabam se diluindo bastante e você não precisa perder tempo planejando tudo sozinho.

2. Acampe ou faça uma trilha

Se você curte ar livre e contato com a natureza, considere juntar um grupo de pessoas que tenham esse interesse em comum e passe a noite em um local mais isolado. Você pode substituir os fogos de artifício por um maravilhoso céu estrelado, por exemplo!

3. Experimente receitas novas

Se você curte cozinhar, tente experimentar aquelas receitas alternativas que você viu na internet no decorrer do ano, mas nunca arrumou uma oportunidade de experimentar! Você pode fugir das receitas tradicionais e economizar, uma vez que os ingredientes encarecem nessa época do ano.

4. Conheça sua cidade

Descubra o que vai rolar na sua cidade através das redes sociais ou pergunte pela vizinhança se vão realizar alguma festa na região onde você mora, pois é muito comum que os moradores se juntem para realizar uma queima de fogos. Uma dica também – que muita gente deixa passar batido – é se informar nos próprios jornais sobre festas gratuitas em espaços públicos, promovidas pelas prefeituras municipais.

5. Comemore na praia

Se você mora no litoral, dê um pulinho na praia – faça os rituais conforme mandam as tradições: pule sete ondinhas, ponha os pés na água, veja a queima de fogos. Mas cuidado: passar a noite da virada à beira do mar é um costume muito comum, então você pode enfrentar alguns problemas, como trânsito e superlotação. Planeje-se com antecedência!

Para que serve a certificação florestal em produtos que eu compro?

No mercado atual, com consumidores exigentes formados em um cenário mundial de conscientização ecológica, a importância de produtos que não degradam o meio ambiente e contribuem para o desenvolvimento social e econômico das comunidades florestais aumentou. Você já ouviu falar de certificação florestal? E já se perguntou de onde vem a matéria-prima dos produtos que você consome? O Zero Perrengue respondeu algumas das principais perguntas sobre o tema.

O que é certificação florestal?

O selo de certificação florestal, conhecido como FSC – Forest Stewardship Council, na sigla original – é o selo verde mais respeitado na atualidade. É certificada pelo selo, toda empresa que opera cumprindo requisitos que trazem benefícios ecológicos, sociais e econômicos.

Benefícios Ecológicos

A certificação exige que a produção e extração da matéria prima devem ser feitas de modo que causem o menor impacto possível no ecossistema, garantindo sua permanência e manutenção.

Benefícios Sociais

Além de ser sustentável para o meio ambiente, a empresa certificada também deve cumprir o papel social de atuar legalmente em propriedades ambientais autorizadas, pagar todas as taxas exigidas e respeitar todos os direitos trabalhistas.

Benefícios Econômicos

O método do FSC visa também aumentar a produtividade da floresta, o que garante que os investimentos feitos tenham durabilidade e que os produtos tenham um valor agregado. No cenário atual, há um excesso de demanda do selo.

Como surgiu?

O FSC surgiu como uma iniciativa para o desenvolvimento sustentável do mercado. O objetivo é preservar a existência das áreas verdes para futuras gerações. Com esse fim, criaram-se regras, conhecidas como princípios e critérios, que são padrão no mundo inteiro.

Por que essa certificação é importante?

Antes de comprar qualquer produto com madeira, você deve verificar se ele possui o selo FSC. Com essa certificação, você tem a garantia de que a matéria-prima usada não vem de desmatamento, um dos principais responsáveis pela emissão de gases que causam o efeito estufa, além de trazer outras consequências no ecossistema. E isso significa consumir de forma mais consciente e sustentável, sabendo que apoia ações para um mundo melhor.

A Brasilcap adota o consumo consciente, utilizando em seus processos, produtos com Certificação FSC (como por exemplo: papeis de escritório) e de acordo com o nosso Guia Verde.

A certificação florestal FSC também está relacionada aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que luta contra a mudança global do clima no planeta:

ods12 ods13 ods15

Resgatei meu título. E agora?

Quando bem usado, o dinheiro economizado com seu título de capitalização pode ajudá-lo a realizar muitas metas ou viver momentos inesquecíveis. Se você tem dúvidas sobre o que fazer com o resgate, que tal seguir algumas de nossas sugestões?

Fazer um curso

Investir no seu futuro pode ser uma ótima forma de usar seu dinheiro. Existem muitos cursos profissionalizantes e até de pós-graduação que podem ser pagos em poucas ou até em apenas uma única parcela. O resgate do seu título vai ser perfeito para decolar a sua vida acadêmica.

Fazer uma viagem

Se você precisa relaxar e esquecer os problemas, viajar pode ser uma ótima opção. E aqui não há obstáculos: Paris, Nova York ou os destinos incríveis pela América Latina e no próprio Brasil estão te esperando. A viagem dos seus sonhos pode ser muito bem realizada com o resgate do seu título.

Comemorar uma data especial

Momentos incríveis exigem comemorações especiais. E comemorações especiais exigem planejamento financeiro. Para comemorar as bodas de casamento, o seu título vai ser o melhor presente para o casal, sabia?

Reformar a casa

Deixar seu doce lar sempre bonito e confortável nem sempre sai tão barato. Por isso, o resgate do título vai cair como uma luva nesse momento. E assim, você vai ter a sua casa do jeito que você sempre sonhou!

Mas… Se você ainda não tem um plano para o valor que irá resgatar, não se deixe levar pelo impulso! Faça um novo título com o valor resgatado e continue guardando o seu dinheirinho! Quem sabe com o novo título sua sorte dá uma renovada e você é premiado?

5 enfeites de natal para aprender a fazer e evitar gastos

Dezembro costuma ser um mês pesado para o bolso das pessoas. Embora muitos recebam o décimo terceiro nessa época, as festas de fim de ano costumam surgir com gastos para os quais não estamos preparados, como no caso as decorações de natal. Se você cansou de repetir aquela mesma decoração na sua casa, ou acabou de se mudar e ainda não descolou uma, confira essas dicas de como facilmente fazer os seus próprios enfeites diferenciados.

1- Pompons de filtro de café

Guirlanda de filtro de café

Primeiro, empilhe 12 filtros de café de papel amassados, aleatoriamente misturando os brancos com os mais escuros, e faça um furo no meio. Repita. Se você fizer 20 pilhas, isso vai te render vários pompons em uma corda de mais ou menos três metros. Depois, corte um pedaço de corda que seja pelo menos trinta centímetros mais longo do que o tamanho esperado e faça um nó em uma das extremidades. Atravesse uma das pilhas pelo fio e prenda fazendo um nó do outro lado, e daí dê outro nó em um intervalo de quinze centímetros. Atravesse uma segunda pilha pelo fio até ela estar completamente pressionada contra o último nó. Continue fazendo nós e adicionando novas pilhas até todas estarem finalmente penduradas. Por último, abra e amasse os filtros com os dedos até se formarem as bolinhas de pompom.  Seu enfeite de Natal super estiloso e moderno está pronto para ser pendurado e dar um charme na decoração!

2- Enfeites de rolha

Arvorezinhas de rolha

Não sabe o que fazer com as rolhas das garrafas de vinho? Reaproveite-as! Usando apenas uma pistola de cola quente, canetinhas coloridas e muita criatividade, é possível fazer vários enfeites bem rústicos e espalhar pela sua casa ou pendurar em sua árvore de Natal.

3- Velas com glitter

Velas de Glitter

É muito fácil tematizar aquele conjunto de velas antigas que você tem em casa. Basta dar umas pinceladas de cola para artesanato nas velas, esfregá-las no glitter colorido, e pronto! Você pode colocar na mesa e acender durante a sua ceia, ou apenas usar como decoração de apoio.

4- Guirlanda de novelos de lã

Guirlanda de Lã

Sobrou material de costura? Faça mais enfeites! Essa guirlanda de lã é bem simples: basta reunir novelos de lã de tamanhos e cores diferentes, e depois colar tudo junto com uma pistola de cola quente. Fica ótimo para colocar na porta de casa ou dar de presente para aquela pessoa especial.

5- Enfeites de palito de picolé

Arvores de Palito

Por sorte, o Natal no Brasil acontece no verão, uma ótima época para tomar picolé! Juntando palitinhos suficientes, você pode montar os tipos mais variados de enfeite para pendurar na sua árvore natalina. Você pode fazer enfeites bem diversificados com alguns materiais de artesanato, como feltro, cola, botões e tinta.

 

O que é Pecuária Orgânica?

Não é de hoje que questões de sustentabilidade, como a preservação do meio ambiente e o bem-estar social, vêm ganhando cada vez mais importância. Por isso, muitos pecuaristas têm optado por um processo de produção mais sustentável, conhecido como Pecuária Orgânica.

O que é?  

A Pecuária Orgânica baseia-se em três pilares: ambiental, social e econômico. Ou seja, ela busca tornar o processo de produção de carnes mais sustentável para o meio ambiente e mais inclusivo para a população local, sem que haja perda de lucro ou produtividade. Para ser considerada orgânica, essa carne precisa estar de acordo com normas estabelecidas pelos órgãos reguladores.

Normas ambientais

Com relação ao meio ambiente, a Pecuária Orgânica busca a preservação da fauna e flora locais, a utilização racional do solo e da água, o tratamento dos resíduos produzidos e a não utilização de agrotóxicos ou substâncias químicas em geral.

Normas no tratamento do gado

Os animais devem ser alimentados com grãos e rações livres de transgênicos, estar com a vacinação em dia e não possuir nenhuma alteração genética. Além disso, a fazenda deve garantir o bem-estar deles, com sombreamento das pastagens e currais em formato circular, para que o gado não se machuque.

Preocupações sociais

É preciso também que o pecuarista respeite os direitos trabalhistas, dê preferência para profissionais locais, valorize o homem no processo produtivo e ajude a melhorar a qualidade de vida da comunidade.

 

A prática da Pecuária Orgânica está relacionada a esses cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para serem atingidos até 2030.

ods2 ods3 ods8 ods12 ods13 ods15

Como reduzir o consumo de eletrônicos e eletrodomésticos

Numa era tecnológica é fundamental que saibamos usar de forma sustentável nossos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos. Por isso, o Zero Perrengue mostrar algumas maneiras para você reduzir o consumo desses produtos, contribuindo para o seu bolso e meio ambiente.

Evite substituir qualquer aparelho eletrônico

O mundo tecnológico avança muito rápido. Mas nem sempre você precisa substituir um aparelho eletrônico porque uma marca lançou outro modelo. Às vezes as atualizações não possuem mudanças significativas e podem não ser tão necessárias assim para você. Então, além de evitar gastos financeiros desnecessariamente, você ainda contribui para diminuição da poluição eletrônica no planeta.

Preste atenção nos seus aparelhos eletrônicos

Sabe quando você termina de usar o seu computador e simplesmente o deixa hibernar? Evite esse hábito sempre que possível. É recomendado desligar todos os aparelhos eletrônicos antes de dormir e quando não estiver usando-os.

Utilize seus eletrodomésticos de forma eficiente

Para aumentar a vida útil dos seus produtos, utilize-os de forma eficiente. Um exemplo clássico, que muita gente comete, mas que deve ser evitado é a abertura da porta da geladeira sem necessidade. Outra dica é posicioná-la em um local fresco.

Descarte as pilhas em locais apropriados

Muita gente não sabe, mas as pilhas também são um produto eletrônico. Além disso, elas são extremamente danosas para a saúde e o meio ambiente. Logo, não é nada recomendado descartá-las em locais que não forem de coleta seletiva. Ou seja: lixo doméstico nem pensar!