Mês: novembro 2017
Capitalização em números
5 dicas para economizar no chá de bebê
De malas prontas com o Ourocap: grupo vai para Copa da Rússia em 2018
Em Santa Maria de Jetibá, pequena cidade capixaba a 85 km da capital Vitória, existe apenas uma agência do Banco do Brasil, e é nela que o gerente de relacionamento Fabrício da Silva trabalha. Além de cuidar do gerenciamento das contas bancárias da instituição, esse cargo exige habilidade de observação para satisfazer as necessidades do cliente. E foi com a aptidão de Fabrício que o Ourocap entrou na vida de 18 correntistas da agência, levando-os para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018.
Fabrício teve a ideia há três anos de usar o Ourocap como instrumento de disciplina financeira para ele e seus clientes – não por acaso, também amigos – guardarem R$ 288 mil (somando os R$ 16 mil de cada um), e assim, irem para a Rússia. Mas essa não foi a primeira vez que o Ourocap realizou os planos do grupo – que faz parte de um time de futebol da cidade, chamado “Fogo Eterno” e criado há 20 anos.
Em 2013, eles foram juntos para os jogos da Copa das Confederações e a primeira experiência deu tão certo que eles resolveram seguir a seleção brasileira durante a Copa do Mundo de 2014 também.
Vamos pra Rússia?
A animação e a fé no Ourocap foram tão grandes que a distância não era mais um obstáculo para o grupo da cidadezinha capixaba. Para realizar mais um plano da turma, Fabrício outra vez entrou em ação e fez o título de capitalização da Brasilcap para os amigos em 2015. O resgate vai acontecer em fevereiro de 2018 e já tem destino certo: Rússia.
“Vamos resgatar os títulos e usar os recursos na Copa do Mundo, que acontece em junho. Queríamos uma forma de economizar em que cada um tivesse sua autonomia. O título foi a melhor opção”, conta o gerente de relacionamento que já tem novos planos de incentivo visando a Copa de 2022, no Qatar. A Copa da Rússia será a primeira viagem internacional do grupo.
A notícia do sucesso do grupo já está se espalhando pela cidade, tanto que tem mais pessoas interessadas em realizar os planos com o Ourocap. “O pessoal está animado! Já tem bastante gente querendo participar do grupo do Qatar, então com certeza estaremos lá em 2022!”, disse Fabrício em entrevista à Rádio CNseg.
Saiba como aproveitar o seu lazer de forma mais sustentável
O consumo responsável vai muito além de fechar a torneira e não esquecer as lâmpadas da casa acesas. Ainda que de maneira mais sutil, consumir de maneira sustentável também está presente na forma que você aproveita o seu lazer. O Zero Perrengue te mostra modos de aproveitar o seu tempo livre com responsabilidade para com o meio ambiente e comunidade.
Reveja o seu tipo de turismo
Quando você opta por um turismo sustentável, ecoturismo ou turismo rural você está ajudando a preservar a cultura local e suas tradições. Além do mais, esses são ótimos passeios para se fazer em família ou com amigos.
Lembre-se de recolher o lixo em locais públicos
A dica é antiga, mas é sempre bom lembrar: recolha o seu lixo sempre que visitar parques e unidades de conservação abertas ao público. Isso significa respeitar o meio ambiente e os próximos visitantes, ok?
Frequente lugares verdes e parques urbanos
Construa uma relação com a sua cidade. Participe da criação de uma horta comunitária no seu bairro ou uma organização que promova hábitos sustentáveis. Isso ajuda a contribuir com a sua comunidade e com a natureza. Passar a frequentar espaços verdes e parques urbanos também é benéfico para você. Além disso, você pode aproveitar para pôr em dia a prática de exercícios ao ar livre.
Aprenda e compartilhe com a sua comunidade
Outra forma de você construir um lazer responsável é frequentando bibliotecas públicas e feiras literárias. Estimular a troca de livros na região é uma ótima maneira de aprender e compartilhar valores com a sua comunidade. A coletividade se fortalece desse modo.
DescompliCap #6: O que é Titular?
No mundo da capitalização nem sempre entendemos de primeira os termos que abrangem esse universo. Um que ainda muitas pessoas têm dúvidas é “titular”. E por isso ele ganha a explicação dessa vez em mais um texto da série DescompliCap.
O que significa ser um Titular?
A palavra já dá a dica: o titular é aquela pessoa que tem todos os direitos do título de capitalização. Nesse caso, o titular é quem resgata o valor do produto e também participa de todos os sorteios que o título contratado dá direito durante a sua vigência.
Quem contrata um título de capitalização é o titular dele?
Não necessariamente quem contrata o título de capitalização fica como titular do mesmo. Imagine o seguinte cenário: você compra um título com a intenção de realizar o plano de alguém que você ama, como a troca de carro dos seus pais ou a viagem de aniversário da sua filha. Dessa forma, você pode passar a titularidade para essa pessoa e, então, você passa a ser o subscritor, sendo o responsável pelo pagamento do produto.
Como você pode colaborar com a conservação das florestas sem sair de casa
Acha que o desmatamento é uma realidade distante de você? E mais: que você não pode fazer nada para evitar isso? Na verdade não é bem assim. No seu dia a dia você pode aderir atitudes simples para colaborar com a conservação das florestas no nosso mundo. O Zero Perrengue te explica como.
Fique de olho na madeira que você compra
Se você for comprar algum produto com madeira, verifique antes se ele possui o selo FSC. Essa é a certificação que garante que a madeira não vem de desmatamento, principal responsável pela emissão de gases causadores do efeito estufa e acentuador de inundações, entre outros impactos no ecossistema e sociedade.
Reutilize a madeira de forma criativa
Hoje em dia o que não faltam são opções de reaproveitamento de madeira com criatividade. Um exemplo em alta são os novos negócios que estão aparecendo com base em madeira de construção civil, como os móveis de pallets.
Evite o uso de papel
E se não tiver jeito, já sabe: utilize papel reciclado. Reaproveite o lado não usado da folha para fazer anotações e rascunhos. E não se esqueça de imprimir documentos e e-mails apenas quando for necessário. O papel e demais materiais de expediente e de gráfica na sua grande maioria são originados da madeira. Portanto, devem também observar os critérios da rastreabilidade e da origem dos insumos de madeira a partir de fontes de manejo sustentável em conformidade com a norma ABNT NBR 14790:2011. Portanto fique de olho nos Selos de Certificação que devem estar estampados nas embalagens dos produtos.
Ah! Se for comprar papeis reciclados não deixe de observar a conformidade com a norma ABNT NBR 15755:2009 que define esse material com base no conteúdo de fibras recicladas.
São produtos oriundos da madeira, entre outros:
- a) Papel, reciclado ou branco;
- b) Produtos de papel confeccionados em gráfica, tais como envelopes, pastas classificadoras, agendas, cartões de visita, panfletos, convites, livros de ponto, protocolo etc.;
- c) Envelopes reutilizáveis, confeccionados, preferencialmente, com papel reciclado;
- d) Lápis produzidos com madeira certificada ou com material reciclado.
Aqui a lei dos 3R’s da sustentabilidade (reduzir, reutilizar e reciclar) deve ser seguida à risca!
Dê suporte a negócios sociais
Você não precisa ir muito longe. Procure no seu bairro organizações e cooperativas de artesanato que trabalhem com o uso de madeira reciclada e apoie de alguma forma esses negócios locais e sociais.
Troque o descartável pelo pano
Sabemos que muitas vezes é difícil quando se trata de higiene pessoal em locais públicos. Mas sempre que possível dê preferência a guardanapos e toalhas de pano ao invés de descartáveis.
Essas ações estão relacionadas aos OD’s (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)
Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
Por que conseguir um trabalho temporário no fim do ano?
O ano está acabando e as novas resoluções do próximo já estão batendo na porta. Mas antes de colocar a cabeça no réveillon, que tal fechar 2017 com chave de ouro conseguindo uma nova atividade profissional provisória?
Chance de fazer grana extra
Para quem busca uma oportunidade de fazer uma grana extra e conseguir guardar um dinheirinho essa é uma das melhores – se não a melhor – época do ano para distribuir currículos e garantir um trabalho temporário. As estimativas de aumento no número de contratações nesse período são sempre altas e é preciso ficar de olho nos processos seletivos o quanto antes.
Dinheiro não é a única coisa que você vai ganhar
Ganhar experiência em uma função que você já exerceu ou até mesmo numa nova é sempre bem-vinda. Sem dúvidas, você vai adquirir mais confiança e conhecimento, até porque, mesmo sendo um cargo temporário não significa que você não vai se dedicar e ter foco no seu trabalho, certo?
Temporário que pode virar fixo
2018 está chegando e junto com ele a vontade de continuar nesse novo emprego. Além de realizar boas entregas, pesquise sobre a empresa e se a função exercida faz sentido no seu plano profissional para o novo ano. Se sua avaliação for positiva, o seu comportamento nos meses anteriores é crucial nesse momento e aquele trabalho que era temporário pode facilmente virar motivo de começar o ano com o pé direito.
Inquilino, você é tão importante quanto o proprietário
Se você já presenciou uma reclamação de que os inquilinos estão sofrendo injustiças e que a imobiliária está do lado do proprietário do imóvel alugado, calma que nada disso é verdade!
Antes de qualquer coisa, o inquilino é quem faz o imóvel de aluguel existir, sem ele a relação com o proprietário não existe e o imóvel não tem valor algum.
Tanto o inquilino para alugar e o proprietário para disponibilizar o imóvel são igualmente essenciais nessa transação imobiliária.
Combinado não sai caro
O que muitas vezes motiva a reclamação de que o proprietário é “preferido” em relação ao inquilino está no fato de que as regras para esse locatário viver no imóvel são mais detalhadas e, por isso, podem gerar alguma confusão inicial.
Saiba que as regras são previstas em lei e servem para proteger ambas as partes.
Para uma locação ser justa, é necessário que o inquilino saiba como essas regras funcionam, como é o caso do pagamento das contas e possíveis mudanças no imóvel por parte do locatário.
Se você mora em um imóvel alugado ou pretende alugar um, veja como você pode se informar:
- Leia atentamente o contrato de locação;
- Tire todas as suas dúvidas antes da assinatura;
- Conheça o imóvel e as condições de moradia já estipuladas
Imobiliária lado a lado com o inquilino e com o proprietário
Se ainda fica a sensação de que o inquilino não está sendo valorizado nas mesmas proporções que o proprietário do imóvel, o problema deve estar com a imobiliária responsável por esse relacionamento.
Por isso é importante firmar uma parceria com uma imobiliária confiável e que tenha profissionais que não só entendam seus questionamentos, mas coloquem em prática tudo o que é necessário para fazer justiça ao contrato de locação de ambos os lados.
Atenção na hora de alugar!
Alguns itens são fundamentais e dão proteção ao processo de locação. O primeiro deles é ter uma garantia segura para situações de imprevistos que possam ocorrer.
Para isso, você não precisa passar pelo constrangimento de procurar por um fiador. O Cap Fiador é o título de capitalização que funciona como a solução ideal para o seu aluguel, pois além de receber de volta* todo o valor pago ao fim da vigência, ainda concorre a prêmios em dinheiro e tem acesso a uma cesta de serviços emergenciais, incluindo chaveiro, encanador, eletricista e vidraceiro.
Outro aspecto importante da locação é realizar, antes da mudança, uma vistoria bem feita. Ela deve elencar cada detalhe do imóvel, como defeitos que possam ser cobrados na entrega da casa ou do apartamento.
Sobre prazos e multas, esses detalhes têm que ser bem entendidos pelo inquilino antes da assinatura do contrato para não haver surpresas. Como, por exemplo, o valor de uma multa rescisória, se feita com pouco tempo de ocupação.
Tríade de sucesso
O assunto é extenso, mas hoje foi apenas para dizer a você, inquilino, o quanto sua figura é importante. A imobiliária é sua aliada e tratamos de forma responsável, imparcial e justa esse momento de alugar um imóvel.
Estamos sempre disponíveis para conversar e lhe ouvir para chegarmos a um acordo que seja bom para a tríade inquilino, proprietário e imobiliária.
Acesse o blog da Souza Gomes, a imobiliária que tem várias dicas do mercado de locação pra você.
Faça o Cap Fiador com a Souza Gomes Imóveis em Juiz de Fora! Entre em contato pelo (32) 4009-8611 ou então mande um e-mail para aluguel@souzagomes.com.br
Conteúdo elaborado exclusivamente para a Brasilcap, pela equipe da Souza Gomes.
Exercer o consumo sustentável é uma prática diária
Consumir de forma responsável é o mesmo que consumir melhor e em menor quantidade, levando em consideração não só os impactos ambientais, como também sociais, culturais e econômicos dos produtos comprados e recursos usados no seu cotidiano.
Leia sempre os rótulos
Uma dica simples para você começar a praticar um consumo mais sustentável no seu dia a dia é criar o hábito de ler os rótulos de todos os produtos antes de comprar. Assim você conhece a origem e tem mais informações sobre o que consome. Lembre-se que a responsabilidade do que adquire, usa e joga fora é sua.
Mudança no dia a dia
Exercer o consumo sustentável é uma mudança que necessita ser colocada em prática no dia a dia. A transformação não acontece da noite para o dia, por isso é interessante compartilhar e incentivar essa ideia com amigos, familiares e até vizinhos para que todos revejam os seus hábitos. Tudo isso contribui para a diminuição da Pegada Ecológica, isto é, as marcas que deixamos no planeta.