Qual a diferença entre vegetariano e vegano?

Duas práticas alimentares que estão crescendo cada vez mais são o vegetarianismo e veganismo. Apesar do nome similar, esses dois grupos são diferentes em alguns pontos. O Zero Perrengue explica as diferenças entre o consumo de alimentos por essas pessoas.

Diferenças entre o vegetarianismo e veganismo

Uma pessoa pode ser vegetariana por diversas razões: saúde, defesa animal e até por questões religiosas. Enquanto o vegano tem como motivação evitar tudo que possa causar sofrimento animal.

Nesse sentido, quem é adepto ao vegetarianismo alimenta-se de grãos, sementes, vegetais, cerais e frutas, mas também não dispensa totalmente o uso de laticínios e ovos. Exclui apenas o consumo de todas as carnes animais, inclusive o peixe.

Já os aderentes do veganismo, além de eliminar da dieta as carnes, abdicam de todos os produtos de origem animal não só da alimentação, como também da roupa e higiene. Além disso, evitam qualquer tipo de exploração animal, como jardins zoológicos, e produtos testados em bichinhos, como shampoos e cosméticos em geral.

Devo ser vegano ou vegetariano para comer bem?

Para se alimentar bem, não necessariamente você precisa se encaixar em um dos dois grupos. O importante é escolher uma prática alimentar saudável e que faça sentido para a sua vida e dia a dia. Enquanto o vegetarianismo busca uma alimentação livre de carnes não só por uma questão de proteção animal, o veganismo está associado não só ao consumo de alimentos, mas a um estilo de vida que não envolva qualquer tipo de sofrimento animal.