Pegar uma praia é muito bom, né? Mas você preserva os lugares por onde passa? Alguns resíduos como garrafas PET, plástico e canudos que ficam nesses locais não combinam em nada com a biodiversidade desses espaços. Com o objetivo de conscientizar a população e promover ações em busca de mudanças nesse cenário – que infelizmente ainda é comum –, em setembro é comemorado o Dia Mundial Pela Limpeza das Praias e Rios no mundo todo.
A data foi criada pela ONG (Organização Não Governamental) norte americana The Ocean Conservancy em 1986 e é comemorada anualmente no terceiro sábado de setembro (ou na chegada da primavera). Em todo o mundo acontece um mutirão para despoluir rios, lagoas, praias e oceanos. Além do benefício ao meio ambiente, os voluntários dessa iniciativa tomam consciência de seu consumo e de seu impacto no mundo.
Para ficar atento
Em junho de 2017, a ONU realizou em sua sede em Nova Iorque a Conferência sobre os Oceanos. O evento reuniu os principais chefes de Estado e de Governo do mundo, bem como representantes de organizações que trabalham com o tema, para apoiar a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (ODS 14). Nas redes sociais, o tema sobre a conservação dos oceanos mobilizou pessoas e divulgou iniciativas por meio da hastag #SaveOurOcean.
Segundo as Nações Unidas do Brasil, “comprometer os oceanos significa comprometer as pessoas. A saúde humana, a prosperidade econômica e um clima estável dependem da saúde dos oceanos. Agir agora sobre os problemas dos oceanos é avançar na promoção do desenvolvimento sustentável, essencial para um mundo mais igualitário e pacífico.”
O ODS 14 é um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e busca conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos.