O Setembro Verde é uma campanha criada pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) para conscientizar os brasileiros sobre formas de evitar o câncer de intestino. Segundo o INCA, o câncer colorretal vitimou 34.280 brasileiros no ano passado, sendo 16.600 homens e 17.620 mulheres. Veja algumas formas de evitar esse problema.
Cuidado com a alimentação
Uma das maiores causas do câncer colorretal – ou de intestino – é a ingestão exagerada de gorduras de origem animal (como carnes vermelhas e queijo), assim como alimentos salgados, defumados e com corante. Já dietas ricas em fibras costumam evitar a manifestação da doença. Também é recomendado o consumo de frutas, verduras, curry, gengibre, pimenta negra, açafrão, soja e cogumelos.
Fique sempre em movimento
O sedentarismo e a obesidade são outras causas recorrentes do câncer de intestino. Por isso, faça atividades físicas regularmente.
Atenção com os antecedentes
Se há histórico de problemas com câncer colorretal ou pólipos (pequenas verrugas na mucosa do intestino) entre seus parentes, fique atento. A existência de antecedentes familiares pode indicar uma tendência a desenvolver essa doença. Outros grupos de risco são mulheres que tiveram câncer de ovário, útero ou mama e pessoas com mais de 50 anos.
Procure sempre um médico
Como o câncer de intestino é precedido por pólipos que levam anos para se desenvolverem, é possível diagnosticar a doença antes que ela seja um problema. Por isso, a realização regular de colonoscopia no paciente é fundamental, especialmente a partir dos 50 anos. Caso haja histórico familiar, o ideal é já realizar check-ups rotineiros a partir dos 40 anos.
A prevenção do câncer faz parte de um dos 17 Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. A ODS 3 é o objetivo que assegura uma vida saudável e promove o bem-estar para todos e todas, em todas as idades.