Se você faz parte do time de pessoas que não precisam sair de casa todos os dias para um escritório ou gerencia o seu próprio negócio em casa, provavelmente sabe que não tem como cumprir as tarefas do trabalho sem um espaço adequado. Para isso, ter um escritório em casa é fundamental. Mas para você não passar perrengue, aprenda a organizar um ambiente profissional no seu lar sem gastar muito.
Aproveite a luz natural
Antes de começar a colocar os móveis pelo espaço, pense na organização de forma que priorize as janelas e a entrada de luz natural. Pode não parecer, mas isso vai fazer diferença no seu bolso no fim do mês. Até porque, agora todo o custo com energia e internet estará dentro dos gastos mensais da casa. Se você gosta de trabalhar à noite, certifique-se de ter cores claras nas paredes e usar lâmpadas econômicas.
Use móveis que já tenha em casa
Sabe aquela poltrona que era do seu avô e agora está dando sopa pela casa? Use-a para decorar o seu novo local de trabalho. A sobra de móveis também é bem-vinda: um tampão de madeira e dois banquinhos formam uma mesa bem espaçosa. Você só precisa dar um acabamento e terá uma mesa novinha em folha.
Dê novas utilidades para objetos da casa
Esse é o momento de vasculhar a casa à procura de tudo que pode servir para seu novo escritório. Aquela caneca que você ganhou, mas que nunca viu um café, talvez daria um ótimo porta caneta ou porta treco. Além de não gastar dinheiro, você ainda preenche de personalidade o seu espaço de trabalho.
Invista em prateleiras
Prateleiras são sempre as melhores opções quando o assunto é economia e organização. Costumam ser baratas e substituem a necessidade de uma estante. Você pode dispô-las na parede de modo que combinem com as cantoneiras e formem uma decoração criativa. E o melhor: sem gastar quase nada.
Seja sustentável
Ser sustentável é mais que um conceito. É incorporar hábitos e atitudes conscientes na vida. Por isso, aqui também é lugar de praticar a sustentabilidade – até porque isso te traz boas economias. Tenha atenção no final do expediente e desligue todos os equipamentos. Além disso, priorize usar produtos, como tomadas elétricas e carregadores, que economizam energia.