Mini horta em casa: como economizar sendo sustentável

Você costuma ir à feira aos sábados. Sabe que lá encontra os melhores legumes e hortaliças fresquinhos. Leva um de cada para casa, afinal, nunca se sabe do que vai precisar ao longo dos dias. No entanto, chega ao final da semana e você percebe que não consumiu tudo o que comprou. E o pior, a maioria já está estragado. Se você está cansado de jogar dinheiro fora e desperdiçar alimentos, uma alternativa é cultivar a sua própria horta. Garantimos que não é tão complicado quanto parece.

O lugar ideal para cultivar uma horta é onde você mora

Não importa se você mora em casa ou apartamento, nesse caso não é necessário um grande quintal. O importante é achar o lugar ideal do seu lar em que as plantinhas terão melhores condições de crescimento. Para isso, procure um espaço em que bata sol pelo menos em algum período do dia.

Usar os próprios temperos: economia certa

Depois de ter a própria horta, nada mais lógico do que passar a consumir os próprios temperos e vegetais, certo? O que pode não ser tão óbvio é a economia que isso traz no seu bolso. Já fez as contas do quanto você gasta – e talvez até desperdiça – comprando toda semana ramos de temperos no mercado e usando só uma pitada deles? Pois é, dessa forma você tem ao seu alcance a quantidade que precisa, evitando desperdícios e gastos. O meio ambiente e o seu bolso agradecem!

Sua saúde também vai te agradecer

Cultivar uma horta caseira é também questão de saúde. Você vai ter aquele incentivo que precisava para incluir mais vegetais na alimentação e ainda vai garantir hortaliças completamente livres de agrotóxicos.