Você encerra uma dívida e, quando se dá conta, já está em outra? Isso é sinal de que você precisa aprender a se organizar financeiramente. Descubra os benefícios das planilhas de controle de gastos e crie a sua. Se preferir, existem diversos modelos gratuitos, que você pode pesquisar e baixar na Internet.
– Mapeamento de gastos:
A planilha te ajuda a saber onde o seu dinheiro está sendo gasto – desde as despesas fixas (com aluguel e conta de luz, por exemplo) às variáveis (com alimentação, lazer, compras etc).
– Corte de excessos:
Ao descobrir onde está gastando o seu dinheiro, você consegue localizar e cortar excessos. Sabe aquela assinatura de revista que você nem lê? Ou aquele aplicativo pago que você baixou e quase nem usa? É hora de encerrá-los!
– Visualização dos problemas:
Além de cortar excessos, a planilha de gastos também te ajuda a criar estratégias para negociar problemas financeiros identificados, como uma conta atrasada, por exemplo.
Disciplina e organização são essenciais aqui.
– Metas e objetivos:
Após resolver o passado e organizar o presente, é hora de pensar no futuro. Que tal abrir o seu próprio negócio ou fazer aquela viagem que está há tanto tempo planejando? Insira as suas metas na planilha e guarde dinheiro até alcançá-las.
– Título de capitalização:
Se, mesmo com a planilha, você acredita que ainda precisa de uma forcinha para conseguir juntar dinheiro a fim de realizar um plano, faça um título de capitalização. Ele te ajuda a criar o hábito de guardar e você ainda concorre a prêmios.
Curtiu a nossa matéria? Compartilhe com os seus amigos!