Economizar não é uma tarefa fácil, mas é essencial para que você atinja os seus objetivos e realize os seus sonhos. Os títulos de capitalização são ótimos para quem está começando a aprender a guardar dinheiro, pois os valores podem se adaptar ao seu bolso.
Está pensando em fazer o seu título de capitalização, mas ficou confuso com alguns termos na hora de pesquisar sobre? Não se preocupe, nós explicamos alguns deles aqui:
Prazo de vigência
Os títulos podem ter prazos de vigências de 12 meses, acima de 12 e até 24 meses ou acima de 24 meses. Depende de quanto tempo você quer guardar na capitalização. A vigência é o prazo total de capitalização do título. Ou seja, é todo o período que o seu capital é administrado pela BrasilCap, sendo atualizado monetariamente pela TR e capitalizado pelas taxas de juros informada nas condições gerais.
Período de carência
Você deve se perguntar se é possível resgatar o título a qualquer momento, reavendo o dinheiro guardado. A resposta é não, você deve respeitar o período de carência. Quando você faz o seu título, você tem um número mínimo de contribuições mensais, onde não é permitido o resgate. A carência, nada mais é, que o tempo inicial em que o capital fica indisponível ao titular. Caso você solicite o valor antes do fim desse período, o resgate será de um percentual conforme condições gerais do plano e só será feito após o encerramento do período de carência.
Vale lembrar que um dos maiores objetivos da capitalização é criar o hábito da disciplina financeira para formação de reserva de capital e ter sempre um dinheirinho guardado. Por isso, o ideal é manter seu título ativo até o término da vigência.
O importante é ficar sempre atento nas Condições Gerais do seu título para conhecer todas as taxas e possibilidades. Se planejar é sempre a melhor opção!
Continue nos acompanhando e tire todas as suas dúvidas sobre os Títulos de Capitalização.