Quais são os impostos que mais pesam no seu orçamento?

O Brasil tem uma carga de impostos bastante alta, além de um sistema tributário um tanto confuso. De acordo com o Instituto Brasileiro de Pesquisa Tributária, os brasileiros destinam cerca de 41% do orçamento para o pagamento de impostos. Impostos sobre o consumo são os que representam a maior parte desse montante, abocanhando 23% do nosso dinheiro.

Impostos sobre o consumo

Há vários impostos sobre o consumo, cobrados por todos os níveis do governo no Brasil.

Federais: O PIS/COFINS é um imposto com alíquotas que variam de 0,62% a 7,6%. Outros impostos federais são o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). O IOF é conhecido de quem faz compras no cartão de crédito. O IPI se aplica sobre uma categoria de produtos. Os dois têm alíquotas variáveis.

Estaduais: Um dos impostos que mais pesa no preço dos produtos para os brasileiros é o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), com alíquota que varia de acordo com o produto e o estado.

Municipais: Os municípios brasileiros cobram o ISS (Imposto Sobre Serviços), que é uma das suas principais fontes de receita e também varia de acordo com o local e com o serviço.

Quanto é pago?

Os impostos brasileiros se acumulam e acabam representando um grande montante no preço de cada produto. Por exemplo, o brasileiro paga 56,1% de impostos sobre o preço da gasolina, 44,94% sobre o preço de um aparelho de TV, 33,6% em computadores e 72,2% em aparelhos de video game.

Nem os serviços públicos essenciais escapam: a conta de luz é 48,8% de impostos, enquanto a água tem impostos que chegam a 37,88%. E a internet que você usa para ler este texto? Os impostos são 48,2% da conta.