Os exercícios são positivos de muitas formas para a sua saúde: melhoram seu condicionamento cardiovascular, aumentam a sua disposição, combatem a osteoporose, reduzem o colesterol ruim, previnem o diabetes, auxiliam na redução de peso , entre vários outros benefícios.
Precisando de um guia para começar uma atividade física? Então siga as seguintes regrinhas:
- Faça uma avaliação física
Você precisa saber até onde o seu corpo pode ir, não é? Então procure um profissional especializado e faça uma avaliação. Uma consulta com um bom médico de confiança é indispensável! Além disso, a maioria das academias de ginástica oferece avaliadores por uma pequena taxa para você testar o seu coração, sua elasticidade, medir o porcentual de gordura corporal, entre outras características. Com o sinal verde de ambos os profissionais, hora de malhar!
- Mas não se afobe
Suas metas precisam ser realistas. Quer perder peso? Não ache que seus 10 kg indesejados vão evaporar com um mês de academia. Vá com calma, adapte o seu corpo à nova rotina e comece a aumentar o ritmo dos exercícios. Quando você menos esperar, seu condicionamento físico vai estar fantástico!
- Exercícios têm que dar prazer
A academia nem sempre é para todos. Às vezes é difícil se manter motivado em um ambiente onde a pessoa não se sinta feliz ou que não disponibilize atividades adequadas às suas necessidades . Por outro lado, outras opções podem parecer mais interessantes: natação, ciclismo ou até mesmo o Pilates e a ioga. Você ainda pode tentar uma arte marcial. Esportes como o judô e o jiu-jitsu têm um horizonte de aprendizado bem estabelecido e dão faixas para premiar sua evolução. O importante é buscar por algo que se identifique.
Outra dica que pode ajudar é praticar junto com um amigo. Isso pode fazer com que se sinta mais motivado. 4. De novo, sem exageros!
A gente tem que salientar: não passe dos limites com o seu corpo. Não é com duas horas por dia que você vai chegar aos objetivos. Respeite o seu corpo, não vá se exercitar com dores e lembre-se: a bolsa de gelo é sua amiga.
- Essa é sua nova vida
Arrume sua rotina para encaixar os exercícios duas ou três vezes por semana. Essa é sua nova vida, não adianta fugir! Persista. Sua qualidade de vida vai aumentar muito em poucos meses!