O lixo eletrônico pode conter resíduos tóxicos, por isso é importante estarmos atentos ao seu descarte. Pilhas, baterias, lâmpadas, celulares e componentes de computadores são considerados lixo eletrônico e não podem ser incluídos na divisão convencional da coleta seletiva. O que fazer, então?
Recicle
Muitas organizações coletam esse tipo de lixo. Procure saber das instituições localizadas na sua cidade que coletam esse tipo de lixo. O Cempre, por exemplo, aceita e recicla lixo eletrônico. Procure postos de distribuição na sua cidade.
Muitos locais atualmente também têm depósitos de pilhas e baterias. Procure os mais próximos da sua casa.
Doe
Algumas ongs que trabalham com a inclusão digital aceitam componentes antigos de computadores e os reutilizam em projetos sociais. Esses equipamentos são avaliados e utilizados de acordo com a necessidade. Uma instituição muito conhecida e que atua em todo o Brasil é a Legião da Boa Vontade.
Lembre-se de que a preservação do meio ambiente também depende de você. Não descarte produtos potencialmente tóxicos junto ao resto do lixo da sua casa. Esses resíduos normalmente acabam em aterros e levam à contaminação do solo. Faça a sua parte.