Por que e como separar o lixo

O Brasil é um dos campeões mundiais de reciclagem. De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas) e com a Associação Brasileira do Alumínio, quase 99% das latas metálicas brasileiras são recicladas. Isso é muito positivo, mas nós ainda podemos fazer mais.

Por que reciclar?

Nós devemos reciclar para diminuir o impacto das ações humanas no planeta. O ser humano é um dos maiores agentes transformadores do ambiente. Por isso, para manter o equilíbrio dos ecossistemas, devemos limitar os danos causados pelas pessoas.

Como reciclar?

A maior parte da reciclagem é feita fora da nossa casa, através de processos industriais. Nós podemos reutilizar latas, garrafas plásticas, entre outros produtos que iriam para o lixo. Contudo, uma das formas mais eficazes para ajudar na reciclagem é separando o lixo.

Quais materiais são recicláveis?

A maioria das cidades brasileiras carece de um serviço de coleta seletiva. Contudo, os resíduos geralmente são separados. Folhas, jornais, revistas, caixas de papelão, garrafas PET, recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante, canos, esquadrias, arames, produtos eletroeletrônicos e embalagens em geral podem ser reciclados.

Como separar o lixo?

Não misture os lixos recicláveis e orgânicos. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados. Lave embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro ou plástico antes de descartar. Os papéis não devem ser amassados. Embrulhe vidro em papel grosso e coloque-os em uma caixa de papelão para evitar acidentes na hora da coleta.

O isopor, ao contrário do que se acredita, é reciclável, embora não seja economicamente eficiente fazê-lo. Tente reutilizá-lo ao máximo. Se não puder, descarte-o junto aos plásticos.