Você é o tipo de pessoa que corta as etiquetas das roupas novas logo que chega em casa? Se sim, pode ir parando! Elas são muito importantes e trazem informações valiosas para o seu dia a dia. Cuidar bem da peça pode aumentar a sua durabilidade, diminuindo o consumo excessivo e ajudando o planeta.
Os símbolos são padronizados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e são os mesmos em todos os lugares do mundo, ou seja, depois de decorados você não precisa mais se preocupar. Uma dica é imprimir a tabelinha e deixar próximo ao local das lavagens.
Existem 5 categorias de símbolos e eles indicam quais os procedimentos mais adequados para cada peça, preservando suas características originais.
- Lavar: A tina indica se a peça pode ser lavada na máquina, a melhor temperatura para lavagem, assim como especificações para o enxágue e centrifugação.
- Alvejar: Informa se a peça pode ser lavada com produtos que contém cloro ou não.
- Secar: Inclui recomendações de temperatura e posicionamento (secagem na horizontal ou vertical), além do processo para secar a roupa, natural ou com secadora.
- Passar: Informa se a peça pode ser passada à ferro e qual a temperatura ideal.
- Limpar a seco: Normalmente são instruções específicas e voltadas para lavanderias especializadas.
Confira a tabela abaixo com símbolos de lavagem:
Viu como não é difícil? Agora ficou mais simples cuidar das suas roupas e diminuir aquela ida ao shopping por que a blusa encolheu, né?!