No último ano tivemos muitos aumentos na conta de luz, e mesmo economizando os valores vieram altos. Entenda o porquê!
No Brasil a maior parte da energia gerada é pelas usinas hidrelétricas e quando existe seca nos reservatórios, diminuindo muito o nível da água, é necessário acionar outras fontes, normalmente mais caras que a hídrica. E é aí que as empresas responsáveis pela distribuição repassam para os usuários esse custo mais alto na geração da energia.
Veja se você já implementou esse hábitos no seu dia a dia e economize mais:
1. Coloque a chave do chuveiro na posição verão para economizar até 30% de energia.
Se a sua cidade é quente, ficou mais fácil seguir essa dica, né?! Mas se o frio durante o inverno é muito forte você tem algumas alternativas: Instalar o gás ou investir placas de aquecimento solar. A última nem sempre é muito acessível, mas a economia a longo prazo pode valer a pena.
2. Use lâmpadas fluorescentes ou de LED. Elas duram em média 10 vezes mais que as incandescentes.
Junto com essa dica, mantenha sempre os lustres limpos, evitando o uso de lâmpadas mais potentes. E evite apagar e acender o tempo todo, o consumo maior está no ato de acender.
Enquanto as lâmpadas fluorescentes chegam a durar 8.000 horas, os modelos LED podem passar de 25 mil horas. Ou seja, são necessárias três fluorescentes para ter quase a mesma duração de uma LED, que custa o dobro.
3. Passe as roupas que precisam de menos calor por último, aproveitando enquanto ele ainda está quente.
Junte a maior quantidade de roupas possível para passa-las de uma só vez.