Como se planejar para morar sozinho

Um dos planos mais comuns entre os jovens é o de sair da casa dos pais. Morar sozinho é um importante passo na vida. E para não ter perrengue nesse momento, o ideal é começar o planejamento desde agora. Por isso, te ajudamos com algumas dicas para conseguir um cantinho para chamar de seu.

Saiba os preços do que vai precisar

Coloque na ponta do lápis o que vai precisar para o novo lar, e principalmente, descubra quanto as coisas custam. Já parou para pesquisar quanto custa uma geladeira e uma mesa? Pois é, mas mesmo assim, não precisa se desanimar. Anote todos os gastos iniciais de uma mudança, porque com organização e planejamento tudo é possível.

Planeje e faça previsões

Antes de mais nada, organize a sua vida financeira. Contabilize a sua renda e os custos que tem atualmente. Depois disso, anote os novos gastos mensais que terá, como aluguel, conta de luz, internet e água. Aqui também é o momento de incluir os valores do que vai precisar para montar seu novo lar. A melhor opção é priorizar as necessidades. Por exemplo, dá para viver sem uma mesa, mas dá para viver sem uma geladeira? Tendo isso em mente (e anotado!), você consegue fazer previsões e metas de gastos.

Junte uma grana

Não tem jeito. Morar sozinho sem fazer uma reserva financeira antes pode complicar e muito o processo de saída da casa dos pais. Pense a reserva como uma segurança e não como um cofrinho que você pode gastar quando quiser. Nesse caso, a grana juntada é para realizar um plano.

Faça um título de capitalização

Para facilitar o processo de juntar um dinheiro para realizar o plano de ter um espaço para chamar de seu, uma boa opção é fazer um título de capitalização. Se você pensa em morar sozinho, mas até hoje não conseguiu guardar grana suficiente, o título é a forcinha que faltava para te ajudar nesse objetivo. E há diversos tipos, inclusive títulos que funcionam como garantias locatícias. O importante é sempre conhecer as modalidades antes de escolher a sua.