Como economizar na conta de luz durante o inverno

Com a chegada do inverno, o banho quente, o secador de cabelo, o aquecedor elétrico e as secadoras de roupas podem fazer a conta de luz aumentar até 35%. Confira as nossas dicas e evite gastar demais:

1 – Banho quente:

Na posição verão, o consumo do chuveiro, por uma hora, fica entre 2,10 kWh e 3,5 kWh. Já na posição inverno, entre 4, 5 e 6 kWh. A dica é reduzir o tempo de banho e fechar o registro quando for passar o sabonete ou o shampoo.

2 – Secador de cabelo:

Por incrível que pareça, os secadores de cabelo também são grandes vilões da conta de luz. A cada hora de uso, eles gastam entre 1 e 1,5 kWh. Se usados por cinco minutos, todos os dias, o aumento de consumo mensal pode ser de 2,5 kWh a 3,75 kWn.

3 – Aquecedor elétrico:

É muito importante estar atendo ao modelo do seu aquecedor elétrico. Segundo o Idec, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o consumo destes aparelhos podem variar entre 120 kWh e 228 kWn por mês, dependendo do tipo de cada um.

4 – Secadoras de roupas

O tempo frio e úmido também faz com que o uso da secadora de roupas aumente nas residências. Os equipamentos consomem entre 120 kWh e 150 kWh por mês, se utilizados durante uma hora por dia. Neste caso, a dica é aproveitar ao máximo o calor do sol e o varal para a secagem das roupas e acumular uma maior quantidade de roupas para secar de uma única vez.

Curtiu as nossas dicas? Compartilhe com toda a família!