Não é modinha, é responsabilidade. É assim que falamos sobre ESG, na sigla em inglês, ou ASG – Ambiental, Social e Governamental. A crescente conscientização sobre as questões ambientais, sociais e de governança, vem tomando as decisões de compra dos consumidores no Brasil e impactando a economia. À medida que a busca por um estilo de vida mais sustentável e ético se torna uma prioridade, os consumidores estão se voltando cada vez mais para empresas que adotam práticas ESG.
Essas práticas contribuem para o desenvolvimento sustentável, promovendo a prosperidade, o bem-estar para todos, protegendo o meio ambiente e enfrentando as mudanças climáticas. Você já reparou que o verão está no inverno? Então…
A responsabilidade não é de hoje. Há muitos anos é falado sobre como é importante um avanço em nossa sociedade de forma sustentável. Quem vive sem uma natureza, sem um ar fresco, sem água para beber? Quando pensamos em cuidar do meio ambiente, já imaginamos atitudes que demandam muito tempo e grandes recursos, como a despoluição, limpeza de rio, reflorestamento. Mas a verdade, é que devemos começar por nós, com atitudes simples que podem ser inseridas no dia a dia.
Milhares de consumidores estão de olho nas práticas de ESG e muitos priorizando empresas sustentáveis e responsáveis no país. Segundo a pesquisa feita pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em 2023, 95% dos brasileiros dão prioridade para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis e 64% já deixaram de consumir uma marca ou frequentar um estabelecimento por não respeitar as práticas.
A transparência é o pilar dos princípios ESG, e os consumidores estão cada vez mais buscando informações claras sobre os produtos que consomem. Eles desejam entender o impacto ambiental e social de suas escolhas. Está vendo? Pensar de forma sustentável é para ontem.
Por isso, a Brasilcap acredita na transformação de vidas em um futuro mais sustentável. Ela é pioneira no assunto, como a primeira empresa de capitalização do Brasil a aderir aos Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) – uma relação de recomendações elaboradas pela Iniciativa Financeira da Organização das Nações Unidas (Unep-FI) e endereçadas ao mercado de seguros para o tratamento de riscos e oportunidades em temas Ambiental, Social e Governamental. Ela possui também uma Política e Gestão de Responsabilidade Socioambiental.
Não é uma tendência, é uma responsabilidade. Seja sustentável também!