Quando você é dono do seu próprio negócio, existem diversas metas que você precisa se preocupar em cumprir para garantir o sucesso, tanto na parte financeira quanto administrativa. Com isso, às vezes, acabamos deixando importantes questões em segundo plano, como a sustentabilidade.
Esse assunto, muitas vezes, não recebe a devida atenção das empresas. Porém, investir em sustentabilidade pode, sim, ser um grande diferencial para o seu negócio, já que isso contribui para gerar uma boa imagem da empresa, atrai investidores e, de quebra, ainda contribui com a preservação do planeta, né? 🙂
Por isso, se você está se perguntando o quão complicado é fazer a sua parte e levar a sustentabilidade para o ambiente de trabalho, pode ficar tranquilo! A gente trouxe algumas dicas simples que vão ajudá-lo a conquistar esse objetivo e fazer a sua parte.
Vamos nessa!
–
Comece a coleta seletiva
Um dos métodos mais simples para deixar a sua empresa bem mais sustentável é implantar a coleta seletiva. Ou seja, separando todo o lixo produzido nas lixeiras corretas de plástico, vidro, metal e papel, já que isso facilita muito que esse material seja, de fato, reciclado depois.
Uma forma de garantir que os colaboradores da sua empresa participem disso é colocar um pequeno guia em cima de cada lixeira com os principais resíduos que devem ir para cada uma delas. Assim, você elimina as dúvidas e contribui para um planeta mais limpo.
Evite os descartáveis
Copos, pratos e talheres recicláveis são extremamente práticos, isso é um fato. Mas é importante que utilizemos esses utensílios descartáveis de forma muito responsável, ou seja, não dá para deixá-los como única solução na sua empresa.
Troque os copinhos ao lado do bebedouro por copos de vidro, incentive que os seus funcionários tragam as suas próprias xícaras para o cafezinho e evite utilizar os descartáveis em excesso no dia a dia.
Diga adeus à papelada
Qualquer empresa, muito provavelmente, tem uma grande quantidade de papel guardada, como contratos, licenças e vários outros documentos, que há algum tempo eram necessariamente impressos e deveriam ser arquivados.
Porém, vivemos em uma era cada vez mais digital. Então, que tal deixar toda essa papelada ser reciclada para um uso melhor e digitalizar esses documentos para tê-los sempre com você. Além de fazer o bem, você ainda estará liberando um grande espaço físico na sua empresa.
Gerencie seus resíduos
Essa dica é válida mais para empresas que de fato produzem material, um processo que acaba gerando resíduos em diversas etapas que, se não forem bem administrados, podem se tornar lixo desnecessário.
A organização dos seus resíduos pode ser importante até para encontrar novas oportunidades de negócio. Quem sabe os materiais que sobram da sua produção não interessam a outra empresa ou poderiam até ser reaproveitados?
Trabalhe com fornecedores locais
Em diversos casos, o preço sempre será o fator que vai pesar na balança de uma empresa na hora de contratar fornecedores, mas você já parou para pensar na poluição gerada pelo transporte de mercadorias caso você receba materiais de muito longe?
Optar por trabalhar com fornecedores próximos de você, além de incentivar o comércio local, também garante que a poluição criada por caminhões de carga e outros veículos seja bem menor a longo prazo.
–
Faça de 2021 o ano em que a sua empresa vai conquistar o objetivo de se tornar mais sustentável. Essas pequenas medidas vão acabar fazendo uma enorme diferença a longo prazo para a preservação do nosso planeta.
E se você está trabalhando da sua casa em vez de frequentar o seu ambiente de trabalho, fique tranquilo! O Zero Perrengue também já preparou algumas dicas para que você também possa ter uma rotina mais sustentável. 🙂
Deixamos de falar alguma medida de sustentabilidade que você já viu por aí? Então conte pra gente aqui nos comentários e ajude a inspirar nossos leitores com ainda mais dicas incríveis!