Estamos entrando no último mês de 2020. Enquanto muitas pessoas estão com a cabeça focada nas compras de Natal ou pensando em formas diferentes de celebrar o Ano-Novo, hoje vamos falar com aqueles que já querem começar a planejar as finanças para 2021. Afinal, quem tem disciplina financeira está sempre olhando lá pra frente.
E uma das principais razões para isso é que o começo de ano costuma ser a época em que temos que arcar com alguns gastos bem expressivos, que podem atrapalhar as suas contas se você não se preparou para eles.
Por isso, separamos algumas das principais despesas que podem causar um impacto no seu bolso nos primeiros meses do ano para que você já comece a juntar dinheiro, do seu 13º, por exemplo, para tirar esses custos da frente e voltar a focar nos seus planos!
Confira!
–
IPVA
Esse imposto é para aqueles que são donos de veículos, seja moto ou carro. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores basicamente lhe dá a permissão para que você continue rodando e o não pagamento dessa taxa pode levar à apreensão do seu veículo.
O valor desse imposto varia bastante, portanto isso também deve entrar no seu planejamento financeiro. Outro ponto relevante aqui é que você pode receber um desconto caso consiga pagar seu IPVA à vista!
IPTU
Agora chegou a hora de falar com os proprietários de imóveis. O Imposto Predial e Territorial Urbano é cobrado de acordo com o valor da sua propriedade e pode ser repassado para inquilinos, ou seja, se você aluga um imóvel também é bom se preparar!
Assim como o IPVA, essa taxa pode acabar saindo mais em conta caso você consiga organizar a sua grana para fazer o pagamento à vista! Mas se preferir, o IPTU pode ser dividido em até dez parcelas.
Material escolar
Para os papais e mamães de plantão, início de ano também é sinônimo de material escolar para os filhos. E quem já fez essas compras sabe que esse custo costuma ser bem expressivo, já que envolve livros, uniformes, materiais para uso em sala de aula e muito mais.
Uma dica muito útil nesse caso é a de pesquisar bastante antes de fazer a compra dos itens, já que o custo costuma variar de forma significativa dependendo de onde você procure.
Matrículas
Outro custo para o qual grande parte dos pais deve se planejar são os valores das rematrículas, taxa comum em escolas particulares, cursinhos e outras instituições de atividades extracurriculares.
Aqui, a dica também é se antecipar, já que as escolas costumam oferecer condições especiais para os pais que conseguem adiantar os custos dessas taxas. Isso pode ser uma boa ideia para começar o ano já economizando.
Seguros
Se você possui seguros, de carro, vida, residencial ou o que quer que seja, também é bem comum ter que arcar com alguns reajustes no começo de cada ano.
Essa pode ser uma boa oportunidade para renegociar os seus planos e buscar descontos, formas de pagamento diferenciadas ou até pensar em mudar as suas seguradoras para encontrar alternativas mais em conta. Pesquise a melhor opção!
–
Agora que você já listou esses gastos, basta fazer as contas para ter certeza de que vai conseguir pagar as contas sem surpresas na sua reserva financeira. E depois que esses custos forem pagos, dá para voltar a planejar com a sua grana e realizar seus próximos objetivos!
E para dar uma ajuda ainda maior para o seu bolso, o Zero Perrengue tem alguns outros conteúdos bem legais para você dar uma olhada! Confira nossas dicas de como economizar nas compras de Natal ou dicas de como guardar dinheiro no dia a dia!
Chegou a sua vez agora de contar pra gente como você costuma se preparar para o começo de ano financeiramente! Deixe o seu comentário aqui embaixo para ajudar os nossos outros leitores! 🙂