A faculdade é um dos momentos mais importantes e marcantes na vida dos estudantes que estão começando a sua carreira. Também é descrita por muitos como uma das épocas mais divertidas da vida.
Mas além de se preparar para o mercado de trabalho e aproveitar ao máximo todos os eventos e as aulas que a faculdade proporciona para você, esse período também pode ser bom para começar a se preocupar mais com a sua vida financeira.
Por isso, seja economizando, seja pensando em formas de complementar a sua renda, hoje, nós separamos algumas dicas bem legais aqui no Zero Perrengue para ajudar os estudantes de graduação que já queiram cuidar melhor da sua grana!
Veja só!
–
Crie metas e se organize
O jeito mais fácil de incentivar você mesmo a sempre guardar dinheiro é tendo metas financeiras claras. Ou seja, estipule quanto dinheiro você quer tentar economizar mensalmente e se esforce para bater essa meta.
Para ajudá-lo nesse processo, um ótimo caminho é se organizar e passar a anotar todos os seus gastos em uma planilha, o que você pode fazer da forma como achar melhor. Assim, você sabe exatamente o que consome mais e menos o seu dinheiro diariamente e pode, enfim, fazer alguns ajustes.
Economize nos materiais
Todo mundo que já fez faculdade sabe o quanto seus estudos podem acabar custando caro em diversos aspectos, especialmente em cursos nos quais você precisa comprar muitos livros e outros materiais de apoio.
Por isso, a melhor opção nesse caso é sempre pensar em como você pode economizar. Tente conversar com alunos que já passaram pelo seu ano e veja se algum poderia emprestar o material ou, se necessário, priorize alugar os livros em vez de comprá-los.
Cuidado com o lazer
Como dissemos no começo, a faculdade é considerada por muitos como uma das épocas mais divertidas da vida e uma das principais razões para isso são os frequentes eventos, como festas, encontros pós-aula em restaurantes ou barzinhos e outros tipos de comemoração.
E, claro, você deve participar de todos os eventos que quiser! Mas cuidado, pois esse tipo de celebração frequente pode acabar consumindo uma grande parte do seu orçamento mensal. Portanto, tente balancear as suas saídas para garantir que tudo fique em ordem com a sua grana.
Procure uma renda extra
Durante a faculdade seu foco acaba sendo os estudos e até a preparação para o seu primeiro emprego. Porém, enquanto isso não acontece, que tal procurar uma atividade extra que pode render um dinheiro a mais no dia a dia?
Pode ser vendendo uma guloseima que você cozinha muito bem, dando aulas particulares para alunos que acabaram de entrar ou até em um emprego de meio período perto da sua faculdade. Pode ter certeza de que isso será um ótimo complemento para sua renda mensal.
Guarde dinheiro
Por fim, a dica mais importante. Cuidar do seu dinheiro é saber pensar lá na frente e juntar a sua grana para ser usada com objetivos e planos mais relevantes. Então o seu foco principal deve sempre ser guardar um pouco de dinheiro todos os meses.
E caso você queira uma forma fácil, simples e segura de guardar sua grana, que tal começar um título de capitalizaçãoe ainda concorrer a prêmios? Acesse o nosso site e escolha o plano do Ourocap que mais combina com o seu estilo de vida!
–
Esses passos já vão ajudar e muito você a começar a sua independência financeira durante e até depois que a faculdade acabar! Então tente aplicar cada uma delas na sua rotina e veja como isso impacta a organização do seu dinheiro.
E se você, de fato, está começando agora a tomar conta da sua grana, a gente tem alguns outros conteúdos bem legais que podem ajudar! Dê uma olhada em como montar a sua planilha de organização financeira e também dicas de organização financeira para morar sozinho.
Caso queira compartilhar alguma estratégia que você usa ou usava para guardar dinheiro durante a faculdade, deixe seu comentário aqui no Blog!